Economia

FGV registra aumento de preços em serviços e restaurantes para o Dia das Mães

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (6) pela Fundação Getulio Vargas indica o quanto será difícil economizar no Dia das Mães, principalmente com restaurantes ou atividades que envolvam serviços.

Segundo os dados, nos últimos 12 meses o valor do ingresso de shows musicais subiu 21,88%. Os serviços de salão de beleza e restaurantes estão 10,88% e 8,73% mais caros, respectivamente.

Grande parte dos presentes comuns para a data está com preços abaixo da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que registrou alta de 8,41% entre maio de 2014 e abril deste ano.

Coordenador do levantamento, André Braz destacou a redução nos preços dos eletroeletrônicos. “Os aparelhos de TV tiveram queda de 5,08%. Celulares e cintos e bolsas estão, respectivamente, 4,61% e 0,84% mais baratos”, explicou Braz. “O segmento é competitivo. O crediário está mais caro por causa da elevação dos juros e há sempre modelos mais antigos em promoção”, acrescentou.

Para o economista, a alta de preços no setor de serviços está relacionada ao aumento dos custos de tarifa de energia, salários e aluguéis.

Segundo ele, os preços dos produtos e serviços para as mães subiram 6,93% na comparação com 2014, mas ainda estão abaixo da variação acumulada pelo IPC.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir