Cultura

Festival de Parintins está a caminho dos 50 anos

Bumbás Caprichoso e Garantido estão em fase de conclusão de preparativos para celebrar meio século de disputa folclórica. - foto: Ione Moreno

Bumbás Caprichoso e Garantido estão em fase de conclusão de preparativos para celebrar meio século de disputa folclórica. – foto: Ione Moreno

A pouco mais de um mês do início do Festival Folclórico de Parintins – que completa 50 anos em 2015 –, os bois Garantido e Caprichoso entram na reta final para a disputa do histórico campeonato. A partir do final deste mês, os fãs do boi vermelho e branco poderão conferir, em CD e DVD, a apresentação realizada pela banda do Garantido no último dia 7 de março, em Parintins. Considerado ‘histórico’ pelo produtor musical Alder Oliveira, o show contou com a participação de intérpretes como Tony Medeiros, Sebastião Júnior, Israel Paulain e Márcia Siqueira.

O repertório consiste em 21 músicas selecionadas no final do ano passado, em processo aberto por meio de edital. As Comissões de Arte e Julgadora do Garantido levaram cerca de um mês para escolher, respectivamente, músicas com temática voltadas aos rituais e tradições (categoria Arena) e outras de temática mais genérica (categoria Galera).

Ao contrário das edições anteriores, porém, o repertório do material a ser lançado é exclusivamente formado por toadas inéditas. “Além disso, o tema escolhido para o festival deste ano foi definido após a seleção das canções, que contou também com a participação do público”, acrescenta Alder Oliveira. Nas gravações, além de atuar como violonista, ele dividiu a produção com o instrumentista e compositor Paulinho Du Sagrado. Os arranjos ficaram a cargo do maestro Jonilson ‘La Bamba’ Cardoso.

“O show teve uma mega-produção, incluindo equipamento de som, iluminação cênica, adereços e figurinos”, destaca Oliveira. Apesar de considerar o trabalho de gravação intenso – da pré-produção à masterização – o músico considera o resultado “acima da expectativa”. Com o tema ‘Vida’, a edição em áudio e vídeo da apresentação gravada na cidade garantido ‘Curral Lindolfo Monteverde’, será lançada separadamente.

Oficial

Já o Movimento Marujada deu início, no dia 10 de janeiro, à temporada 2015 do Boi Caprichoso com o luau realizado no Clube da Assinpa. O evento foi palco da primeira apresentação oficial em Manaus de Jessica Tavares. A jovem parintinense de 16 anos se destacou entre 15 candidatas de concurso realizado em novembro passado e se tornou a Porta-Estandarte do boi azul.

O presidente do Movimento Marujada, Carlos Nery, destacou que as novidades do evento vão além do novo item do boi da estrela. “Jessica é um presente aos torcedores que estão ansiosos por sua evolução, mas o Boi Caprichoso tem muito mais”, disse, referindo-se ao tema ‘Amazônia’ e toadas definidas para 2015.

Lançado no último dia 12 de abril, em apresentação na Ponta Negra, o CD ‘Boi Caprichoso 2015’ reúne 20 músicas inéditas. No evento, promovido pela diretoria do boi azul, também foram captadas imagens para o DVD ‘Amazônia’, cujo lançamento ocorre no próximo dia 13 de junho.

O show contou com a participação de diversos artistas do Caprichoso, além da cantora paraense Joelma, da banda Calypso, que interpretou com o levantador Davi Assayag uma das faixas do CD.

A associação também dispõe de uma programação especial voltada ao público infantil. No último domingo de maio, a partir das 17h30, o Curral do Caprichoso em Parintins será palco do retorno do projeto ‘Tarde Alegre da Criança’. Surgida em meados dos anos 90, a iniciativa marcou o início da carreira do apresentador Júnior Paulain e reúne apresentações dos itens mirins do boi azul.

A breve temporada do projeto encerra no segundo domingo de junho, quando será realizada o ‘Fest Arte’. Na ocasião, o público poderá conferir apresentações de teatro, dança, desenhos e demais atividades realizadas na Escolinha de Arte Irmão Miguel de Pascale, em Parintins.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir