Cultura

Festival de hambúrguer busca popularização do ‘gourmet’

Evento gastronômico acontece sábado e domingo (5 e 6) e promete atrair mais de 10 mil amantes de sanduíches à segunda etapa da Ponta Negra – Foto: Divulgação

Evento gastronômico acontece sábado e domingo (5 e 6) e promete atrair mais de 10 mil amantes de sanduíches à segunda etapa da Ponta Negra – Foto: Divulgação

Embora o hambúrguer moderno tenha sido aperfeiçoado nos Estados Unidos no início do século 20 – com o objetivo de reunir as necessidades culinárias de uma sociedade que andava cada vez mais sem tempo devido à industrialização, atualmente esse prato ganhou uma nova “cara”. Cada vez mais “gourmet”, o hambúrguer ganhou novos estilos, cores e sabores. Seja com carne de pernil, com cebola caramelizada ou com bacon, as novidades na arte de comercialização do prato poderão ser degustadas na 2ª edição do Festival de Hambúrguer Manaus, que acontece no próximo sábado (5) e domingo (6), a partir das 17h, no Complexo Turístico da Ponta Negra, Zona Oeste da capital.

A ideia de criação do Festival surgiu para popularizar o estilo da gastronomia, que já é mundialmente conhecido. De acordo com o gerente de novos projetos da Mode On Eventos, que atua no ramo de produção de eventos há mais de 25 anos, Carlos Júnior, mais de 5 mil pessoas são esperadas em cada dia de evento. Ele explica ainda que um concurso deve eleger o melhor hambúrguer do evento.

“Escolhi o hambúrguer, porque é uma tendência entre o nosso público alvo, que são jovens. Além do festival em si, teremos o concurso “Rei do Hambúrguer”, que elegerá o melhor hambúrguer do evento e o concurso “Perdeu, Magali!”, em que iremos premiar o participante que comer o maior número de hambúrgueres. A participação no concurso é voluntária e gratuita, feita através de sorteios, após inscrição realizada no início do Festival”, explica.

O vencedor do concurso de melhor hambúrguer, será anunciado no domingo, às 21h. Já o “Perdeu, Magali!” será realizado nos dois dias, onde cinco participantes comerão o máximo de hambúrgueres que conseguirem em dois minutos. Em caso de empate, um juiz conduzirá mais uma rodada para definir o ganhador. Os prêmios para o ganhador serão: 15 vales-hambúrgueres, que poderão ser consumidos nos estabelecimentos até 30 dias corridos do evento, uma hora de boliche no Amazon Bowling, dois Caixas de cerveja (em lata), uma caixa de refrigerante e três capas para celular.

Gourmet

Cada vez mais comum em restaurantes e bares de Manaus, o termo gourmet, segundo o dicionário Priberam, significa algo de “elevada qualidade para uso culinário”. Para o chef e proprietário do Bora Lá Food Truck, o paulistano Fernando Vieira, 35, o termo remete-se para algo caseiro. “No caso do hambúrguer, gourmet significa algo mais artesanal, feito com mais qualidade. É o cuidado que você tem com a carne, com a escolha do pão, enfim. Realizei diversas pesquisas tanto indo para os EUA, quanto em São Paulo, tudo para que o produto fosse da maior qualidade possível. Algo realmente gourmet”, diz.

Apesar de no Brasil a refeição esteja associada para lanches, o proprietário do Home’s Burguer, Felipe Bevenuto, 26, lembra que um hambúrguer pode substituir o almoço ou o jantar. “Hoje em dia, temos muitos tipos de pães e carnes. Se o valor nutricional atender às necessidades que o corpo humano precisa, ele pode ser até substituído por outras refeições”, lembra.

Pretendendo vender mais de 1,5 mil unidades de hambúrguer, o proprietário do Amazonas Steak House, Mahara Monteiro, 36, informou que o conjunto de apresentação é o maior segredo de boas vendas. “O cliente nem sempre é obrigado a saber qual o melhor hambúrguer ou qual o melhor pão. Essas feiras servem como forma de atrair público para os nossos produtos”, finaliza.

Por Luis Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir