Sem categoria

Festival de Cultura debate os desafios das mulheres negras

PLATEIA_NEGRA

Rodas de conversa, oficinas, além de muitas atrações musicais e homenagens a personalidades fazem parte das atividades do ‘Personalidades Negras – Festival de Cultura Negra’, que acontece em comemoração ao Dia da Consciência Negra e encerra  nesta quinta-feira (19). Na noite de hoje, a partir das 18h, o empoderamento feminino será discutido em roda de conversa no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul.

O debate, que terá como tema “A volta dos desafios da mulher negra no Amazonas”, conta com a participação de convidados de áreas como educação, saúde, religião, cultura e será aberto a quem desejar. Simultaneamente acontecerão as oficinas de maquiagem para pele negra, turbante, bonecas abayomi e trançado.

Como ministradora do curso de turbantes, Cristiane Floriza, coordenadora de cultura e difusão do Instituto Ganga Zumba, que promove o evento, fala sobre a importância de levar o assunto para ser discutido em ambiente acadêmico, mas ressalta que a sociedade em geral deve se inteirar e participar desse processo de valorização da cultura afro-brasileira no Amazonas.

“É importante levar esse assunto para a área universitária para poder aumentar a autoestima e tirar esse preconceito que colocam no turbante, que é um acessório não só de religião de matriz africana. Também vai ter a oficina de boneca abayomi, que é uma boneca de pano negra”, explica Floriza, acrescentando que também haverá uma feirinha de artesanato e desfiles dos turbantes feitos ao fim do evento.

No último dia do festival, a partir das 19h o centenário do samba no Brasil será celebrado com muito batuque na Agremiação Primos da Ilha, situada na rua Gaudêncio Ramos, 317, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, e terá apresentação de Marden Gonçaves, Sidney Mingau, Miguel Faria, Junior Rodrigues, Wandinho Manaus, Assis Almeida, Bruno do Amizade, Auzier do Samba, Mestre Saúba, Wilsinho de Cima, intérpretes das principais escolas de samba amazonenses.

“Além dos intérpretes, outros cantores da região também vão participar dessa homenagem. Uma apresentação à parte com James Rios, Márcia Siqueira e Mara Lima, com o show ‘Elas Cantam Samba’, está na programação, além de exposição e performances”, conta Floriza.

Por Cecília Siqueira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir