Cultura

Festival de cenas curtas prorroga as inscrições até o dia 25

Ao menos 14 Estados brasileiros têm artistas interessados em participar do festival em Manaus- foto: divulgação

Ao menos 14 Estados brasileiros têm artistas interessados em participar do festival em Manaus- foto: divulgação

O Festival Breves Cenas de Teatro prorrogou as inscrições para a mostra competitiva até o próximo dia 25 de julho. Companhias, grupos e artistas de todo o país podem participar do evento, que será realizado de 25 a 29 de novembro, no Teatro Amazonas e em outros espaços culturais.

Segundo o diretor geral do Breves Cenas, Dyego Monnzaho, o pedido de prorrogação foi feito pelos próprios artistas. “Tem muito proponente de outros Estados e, como precisam gravar um DVD e enviar a proposta, requer um pouco mais tempo, por isso, acatamos a solicitação”, disse.

As inscrições são gratuitas e a ficha de participação está disponível no site www.brevescenas.com.br. “Não precisa estar com a cena finalizada para se inscrever. Nós aceitamos ideias que ainda estão em construção, em fase de elaboração, ou mesmo ainda em pesquisa”, completou Monnzaho.

Para se inscrever, é necessário enviar a proposta artística com os seguintes itens: uma via da ficha de inscrição impressa e assinada; duas cópias em CD contendo fotos da cena ou ensaio, sinopse, proposta de encenação e currículo do proponente; duas cópias em DVD contendo a gravação da apresentação da cena, ensaio ou processo de pesquisa que está sendo criado, sendo necessário indicar na ficha de inscrição qual desses formatos está apresentado no DVD.

De acordo com Monnzaho, somente na primeira semana de inscrição foram mais de 1,5 mil acessos no site do Breves Cenas, de mais de 14 Estados brasileiros. “Isso mostra o quanto o Breves Cenas é esperado pelos artistas de todo o país e, como todos os anos, vamos ter um bom intercâmbio com esses profissionais das artes cênicas”, disse.

Formato

Único evento do gênero na Região Norte, o Breves Cenas de Teatro é considerado pela crítica especializada como um dos maiores festivais de cenas curtas do país.

O formato com espetáculos de cenas curtas, com no mínimo de quatro quatro minutos e um segundo e, no máximo, de 15 minutos e um segundo, além dos mais variados gêneros teatrais, é sucesso de público. Nos últimos 6 anos, mais de 60 mil pessoas participaram da programação do Breves Cenas. Além da mostra competitiva, há atividades pedagógicas, como o debate das cenas com os jurados e outras atrações para a plateia nos intervalos das apresentações.

O Breves Cenas já foi citado pela revista ‘TAM nas Nuvens’ como o melhor festival de teatro do Norte do país, e pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) como um dos melhores eventos direcionados a artes cênicas no país. O 7º Festival Breves Cenas é realizado pela H Produções, com patrocínio, via edital de cultura, da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir