Esportes

Festival das Águas promove ‘maratona aquática’ entre Iranduba e Manaus

Prova inédita de 30 quilômetros já estreia como a maior maratona aquática do Brasil, trazendo nadadores de quatro países (Brasil, Argentina, Espanha e EUA), além de brasileiros – foto: divulgação

Prova inédita de 30 quilômetros se encerra na Ponta Negra e já estreia como a maior maratona aquática do Brasil, trazendo nadadores de quatro países (Brasil, Argentina, Espanha e EUA) – foto: divulgação

Após agenda de preparação, o Festival das Águas 2015 acontece neste sábado (2), na praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

O ponto alto da programação idealizada pela Associação Aquática Amazonas é a ultramaratona ‘Rio Negro Challenge Amazônia 30K’, que sai às 7h30 da praia do Açutuba, em Iranduba, e tem chegada prevista entre 13h e 14h, no balneário da capital.

A prova inédita de 30 quilômetros já estreia como a maior maratona aquática do Brasil, trazendo à capital amazonense nadadores de quatro países – Brasil, Argentina, Espanha e Estados Unidos. Entre os estrangeiros, destaque para o argentino Dámian Blaum e a espanhola Esther Nuñez.

Dámian é um dos gigantes da maratona aquática mundial. Ele, que é atleta olímpico, foi campeão pan-americano e mundial de Águas Abertas do Grand Prix da Federação Internacional de Natação (Fina) em 2013.

Esther, campeã mundial de Águas Abertas do GP Fina em 2007 e 2012, também vai abrilhantar o Rio Negro Challenge 30k, que busca a homologação no GP Mundial de Águas Abertas da Fina em 2016.

Brasileiros no ‘banzeiro’

Dos brasileiros, Matheus Evangelista (atual 5º do ranking mundial) e Marcos Campos (7º no mesmo ranking) se destacam.

Também estão inscritos o paulista Samir Barel, top 10 em 2013 na maior Travessia do Mundo, a capixaba Thaís Santana, líder do ranking da 2ª Copa Brasil de Maratonas Aquáticas, e a gaúcha Betina Lorscheitter, campeã da primeira etapa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar 2015.

O Amazonas terá um único representante no Rio Negro Challenge: Jefferson Mascarenhas, o lendário nadador baré de 48 anos e campeão da Travessia Almirante Tamandaré em 1979.

“Sou o atleta mais jovem a ganhar a Tamandaré, na época com 13 anos. Completei o percurso de aproximadamente 10 quilômetros em 2 horas e 21 minutos”, lembra Mascarenhas.

Outras atrações

Além da ultramaratona, o público que for à praia da Ponta Negra poderá prestigiar a primeira etapa da Maratona Aquática Amazonas 2015, nas distâncias de 3 e 1,5 quilômetros. A largada será às 8h30. A prova de 3 quilômetros conta com 52 atletas inscritos, enquanto a de 1,5 terá 106 atletas na disputa.

Nos 3 quilômetros, destaque para a presença VIP do evento, o carioca Luiz Lima, medalhista pan-americano em 1995 e 1999, e que se dedica às maratonas aquáticas desde 2006.

Entre os amazonenses, a esperança de medalha nos 3 quilômetros são Leonardo Vieira (La Salle), Felipe Ribeiro (Aquática Amazonas), Vitória Santa Rita (Aquática Amazonas) e Juliana Albuquerque (Minas Tênis Clube).

A programação do Festival das Águas conta também com uma competição de Stand Up Paddle, o SUP Day, para agradar os adeptos da modalidade que virou febre na orla do Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

O Festival das Águas é uma realização da Associação Aquática Amazonas, com patrocínio do governo do Amazonas (Amazonastur, Sejel e SEC), Prefeitura de Manaus (Semjel) e apoio da concessionária de águas Manaus Ambiental.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir