Cultura

Festival Breves Cenas 2015 tem recorde de inscrições

O evento exibe cenas curtas, com no mínimo 4 minutos e um segundo e, no máximo, de 15 minutos e um segundo – foto: divulgação

O evento exibe cenas curtas, com no mínimo 4 minutos e um segundo e, no máximo, de 15 minutos e um segundo – foto: divulgação

O festival Breves Cenas de Teatro bateu o recorde de inscrições dos últimos 7 anos. O evento de cenas curtas selecionou 12 montagens para a programação deste ano, que será realizada de 25 a 29 de novembro, no Teatro Amazonas (largo São Sebastião, Centro).

No total foram 91 cenas inscritas, de todas as regiões do país. “É a maior quantidade de inscritos na história do festival. Número altamente expressivo que reflete o alcance do projeto e a credibilidade que temos na cena teatral brasileira”, ressalta o diretor do evento, Dyego Monnzaho.

O Rio de Janeiro é o Estado que mais aprovou montagens para o festival, um total de cinco cenas, seguido de São Paulo que terá três concorrentes. “A cada ano a qualidade artística e técnica dos candidatos surpreende a banda julgadora. Isso é bom para o público, que cada vez mais poderá conferir cenas de alto nível”, reforça Monnzaho.

Além das 12 cenas que estão na programação oficial, outras cinco foram classificadas como suplentes. Caso haja algum imprevisto com as selecionadas, as suplentes são convocadas para o festival. O resultado pode ser conferido no site www.brevescenas.com.br.

Formato
Único evento do gênero na Região Norte, o Breves Cenas de Teatro é considerado pela crítica especializada como um dos maiores festivais de cenas curtas do país. O formato tem espetáculos de cenas curtas, com no mínimo de 4 minutos e um segundo e, no máximo, de 15 minutos e um segundo, de variados gêneros teatrais.

Nos últimos 6 anos, mais de 60 mil pessoas participaram da programação do Breves Cenas. Além da mostra competitiva, há atividades pedagógicas, como o debate das cenas com os jurados e outras atrações para a plateia nos intervalos das apresentações.

O Breves Cenas já foi citado pela revista “TAM nas Nuvens” como o melhor festival de teatro do Norte do país, e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) como um dos melhores eventos direcionados a artes cênicas no Brasil. O 7º Festival Breves Cenas é realizado pela H Produções, com patrocínio, via edital de cultura, da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Estado de Cultura (Sec).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir