Sem categoria

Festa de Pentecostes espera reunir mais de 100 mil fiéis em Manaus

Dom-sérgio

Conforme o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, o Pentecostes é a festa que comemora o dia em que a igreja nasceu pela força do espírito enviado por Jesus – foto: Asafe Augusto

Com o tema “Espírito Santo, Fonte de Vida e Misericórdia”, a comunidade católica realizará, no próximo dia 15 de maio, a partir das 15h, as festividades de Pentecostes. A expectativa é que o evento reúna 100 mil pessoas no centro de convenções de Manaus, Sambódromo.

Conforme o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, o Pentecostes é a festa que comemora o dia em que a igreja nasceu pela força do espírito enviado por Jesus. Segundo ele, será um momento de comunhão e alegria entre os fiéis, pois, a igreja é a obra prima do Espírito Santo e isso será expresso com misericórdia. “Deus é misericórdia e amor. A misericórdia salvará o mundo e sem ela não chegaremos a lugar nenhum”, disse o arcebispo ao destacar que Jesus ensinou a ser misericordioso.

Castriani afirmou que a misericórdia passa pela doação. Segundo ele, os fiéis estão convidados a contribuir com um quilo de alimento que será doado a comunidades do interior do Amazonas. “As obras de misericórdia começam em dar pão a quem tem fome. Vamos usar de solidariedade. É claro que não resolve todo o problema, pois estamos em tempos de crise, com muitas pessoas desempregadas. Temos que fazer esse gesto concreto que é um sinal de partilha”, disse o arcebispo.

Neste ano, a festa de pentecostes traz uma novidade. Mais de 140 padres estarão em 40 pontos de atendimentos para que os fiéis possam confessar-se. “Isso é para dar as pessoas que, talvez, não vão à igreja, a oportunidade de se confessar. Isso também é misericórdia”, afirmou.

De acordo com o padre Charles Cunha, o tema escolhido para a celebração transmite duas ideias fortes que sintetizam acontecimentos da vida Eclesial que vão de encontro com a vida das pessoas da sociedade. “Fonte de Vida faz referencia à Campanha da fraternidade deste ano que trata o0 problema do saneamento básico nas zonas urbanas e rurais”, disse.

Já a Misericórdia, segundo ele, é uma necessidade que está em falta. “O assunto misericórdia é tão sério que o papa decretou que esse seja o ano da misericórdia”, salientou.

Corpus Christi

No dia 26 de maio, a comunidade católica também comemora a Festa de Corpus Christi com o tema “Eucaristia: Fonte de Misericórdia” O evento acontecerá na Praça Antônio Bittencourt, às 16h, e são esperados 70 mil fieis.
De acordo com padre Charles a celebração terá grandes momentos. A missa na praça do congresso, às 16h; depois a procissão e, por fim a adoração solene e benção do Santíssimo Sacramento, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Por Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir