Dia a dia

Fenômeno ao redor do sol chama atenção de manauaras neste sábado

O halo solar acontece quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre - foto Ione Moreno

O halo solar acontece quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre – foto Ione Moreno

A presença de um arco-íris ao redor do sol, na manhã deste sábado (1º), chamou a atenção dos manauaras que admiravam o céu. O fenômeno conhecido como halo solar não é muito comum, mas é um fenômeno que ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude.

O halo solar acontece quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Por equipe EM TEMPO online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir