Cultura

Feira de Troca de Livros e Gibis promove cooperação entre leitores amazonenses de todas as idades

A 6ª edição da Feira de Livros e Gibis reuniu aproximadamente 200 leitores - foto: Divulgação

A 6ª edição da Feira de Trocas de Livros e Gibis reuniu aproximadamente 200 leitores neste domingo – foto: Divulgação

Sucesso absoluto de público nas edições anteriores , a ‘Feira de Troca de Livros e Gibis’ aconteceu, neste domingo (25), a na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada no Centro de Manaus. A 6ª edição do evento iniciou na manhã e se estendeu até o início da tarde, reunindo aproximadamente 200 leitores, entre crianças, jovens e adultos, apaixonados pela literatura.


Realizada todo último domingo do mês, a feira vem sendo realizada desde abril deste ano em um dos espaços da biblioteca pública: o Salão Maria Luiza de Magalhães.

De acordo com o bibliotecário e coordenador do evento, David Carvalho, os leitores interessados nas trocas, levam os livros da sua casa que estão parados na estante, sem utilidade, para a biblioteca e, no evento, recebem uma quantidade de cupom referente ao número de livros levados para a troca.

“O principal objetivo da feira é fazer uma cooperatividade desses livros e movimentar a leitura na cidade. Esse tipo de atividade já era realizado em outros estados e nós aproveitamos para trazer para cá e foi bem aceito pela população. É muito bom ver pessoas vindo para biblioteca em um domingo”, disse David.

O diretor da Biblioteca Pública do Amazonas, Sharles Costa, destaca a importância da leitura na sociedade. “É muito bom poder renovar a leitura sem gastar nada por isso, apenas passando adiante aquele livro engavetado. É um evento enriquecedor e que cumpre o compromisso de promover e estimular a leitura”,disse.

Ainda segundo David, as principais classes que são apresentadas na feira são voltadas para as literaturas amazônica, infantil, geral, artes, biográfica e histórias em quadrinhos. Porém, há alguns livros que não são aceitos para troca.

“Não aceitamos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, livros sobre sexologia, código civil, legislação, informática, cunho religioso e autoajuda. O intuito é preservar a literatura para as pessoas que pretendem adquirir algo com uma boa história”, ressaltou o diretor.

Para o público jovem e amante de história sobre a idade média, a feira foi de grande proveito, como é o caso da estudante de zootecnia, Bianca Isabeli, 22, que frequentava a feira pela quarta vez.

“Eu consegui o livro O Silmarillon, do escritor J.R.R.Tolkien, que fala sobre o início da criação da idade média, antes do Hobbit e do Senhor dos Anéis. Um material dessa custa em torno de R$ 80 e adquiri ele aqui, de graça”, disse a jovem.

Alguns adultos, como o administrador Kleber Lazmar, via a iniciativa como algo que, em pouco tempo, fracassaria por incentivar a leitura, mas que os resultados das edições da feira vêm surpreendendo.

“Estou admirado com toda essa garotada em um domingo na biblioteca. As crianças com toda essa tecnologia não querem mais saber de livro, só de rede sociais. É muito interessante e bom você ver toda essa empolgação. É indescritível sentir o cheiro do livro, pegar e ler. Viajamos nos contos”, falou.

A funcionária pública, Eldinira Pinto, também destaca o grande envolvimento de jovens e crianças na feira.

“Acho muito importante e fico impressionada. Venho desde a segunda edição e até hoje trago os meus sobrinhos. Estamos conseguindo formar novos leitores” disse Eldinira, que leva mais de 30 livros para trocar e repassa os cupons de troca para os sobrinhos, pegarem outros livros para ler. “Eu dou cinco cupons para cada um trocar e essa ideia foi um sucesso”.

A próxima edição ocorrerá no dia 30 de outubro.

Por Diogo Dias

1 Comment

1 Comment

  1. Lado B Livros

    26 de setembro de 2016 at 13:35

    Isso traz um mundo aberto a ser explorado através da leitura. Livros abrem caminhos e horizontes de vda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir