Dia a dia

Faltando 10 dias para o 50º Festival Folclórico, Parintins acelera preparativos

Disputa no bumbódromo entre os Bois Caprichoso e Garantido acontecerá de 26 a 28 de junho – foto: reprodução

Disputa no bumbódromo entre os Bois Caprichoso e Garantido acontecerá de 26 a 28 de junho – foto: reprodução

Já está quase tudo pronto para o, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho. Faltando menos de dez dias para as apresentações, a movimentação na ilha de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) já é intensa.

De um lado, os turistas e visitantes começam a chegar em busca de hospedagem, e no outro os trabalhos nos galpões dos Bois Garantido e Caprichoso ganham um ritmo cada vez mais frenético para que esteja tudo pronto no dia 26.

O festival de Parintins é promovido pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e é patrocinado pela Coca-Cola, Brahma, Bradesco, Petrobras, Correios, Eletrobras e Vivo, com apoio do Ministério da Cultura.

“Este ano é uma edição emblemática do Festival Folclórico de Parintins. Ao longo desses 50 anos, os Bois Garantido e Caprichoso ganharam notoriedade internacional e já podem ser considerados um dos principais expoentes da cultura brasileira ao redor do mundo”, disse o governador do Amazonas, José Melo.

O governo do Estado do Amazonas disponibilizou este ano um patrocínio de R$ 9,6 milhões aos bumbás Garantido e Caprichoso para a realização do festival. Esta verba será utilizada nas apresentações, operacionalização e logística dos jurados, iluminação e sonorização do bumbódromo.

“Além do patrocínio, a Secretaria de Estado de Cultura está completamente envolvida na promoção do festival de Parintins. Pelo menos 80 profissionais atuam diretamente na realização da festa e 250 alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro da unidade de Parintins estão ensaiando para se apresentarem nos dois bois. Esses alunos também deixarão a sua marca no festival”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Bumbás

O Garantido, que é o atual campeão do festival, vai apresentar o tema “Vida” e promete levar 2 mil pessoas para dentro da arena do bumbódromo a cada noite. “Este ano o acabamento será um dos principais diferenciais das apresentações do Garantido. Além disso, todas as alegorias terão a maior quantidade de movimentos possíveis. Todos que estiverem no bumbódromo ficarão perplexos com a apresentação do Garantido”, afirmou o presidente do Garantido, Adelson Albuquerque.

Já o presidente do Caprichoso, Joilto Azedo, assegura que o torcedor vai reconquistar o título este ano. “Os preparativos para a apresentação do Caprichoso já estão 90% concluídos e o tema ‘Amazônia’ será apresentado de uma forma inovadora, mostrando todos os povos que vieram para cá formar a grande miscigenação dessa região”, explicou.

Por Equipe Jornal EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir