Economia

Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp

 

Os brasileiros estão pouco estimulados a comprar, por causa da falta de dinheiro e dos preços altos, revela a pesquisa Pulso Brasil, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). As informações são da Agência Brasil.

Os consumidores optam pela compra de produtos mais baratos, como artigos de telefonia e eletroportáteis e compram menos eletroeletrônicos, como televisores e home theaters. Na percepção de 43% das pessoas, as condições financeiras estão piores, ou muito piores, agora. Em 2014, esse percentual era 12%.

No primeiro semestre deste ano, 70% dos entrevistados disseram não ter adquirido itens como geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, telefones, móveis, eletroeletrônicos, eletroportáteis, computadores, impressoras, notebooks, tablets, automóveis, câmeras fotográficas digitais, videogames ou filmadoras.

Para 32%, a falta de dinheiro foi o principal motivo para não comprar tais produtos e, para 28%, foram os preços muito altos. Apenas 16% afirmaram ter conseguido adquirir tudo o que queriam.

A pesquisa indica também que 77% não pretendem comprar nenhum desses itens em breve. Entre os que desejam fazer alguma compra, 8% pensam em produtos da linha branca; 6%, em artigos da linha marrom; 5%, em móveis; 4%, em celulares;, 3%, itens de informática; 2%, em automóveis; 1%, em eletroportáteis; e 1%, em eletrônicos.

 

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir