Cultura

Exposição no Paço da Liberdade aguça curiosidade de visitantes sobre prédios históricos

Durante o mês de outubro passaram pelo Paço da Liberdade mais de nove mil pessoas -foto: divulgação

Durante o mês de outubro passaram pelo Paço da Liberdade mais de nove mil pessoas -foto: divulgação

Em que lugar a foto foi registrada? Basta uma questão para que uma verdadeira avalanche de ideias passe a movimentar o pensamento de quem visita o Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus. Lembranças, curiosidades e a vontade de acertar os lugares onde foram feitas as 24 fotos selecionadas durante o concurso “Onde Passo?” são as principais características apontadas por quem já visitou a exposição de mesmo nome, que está no hall de entrada do Paço.

A iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) reúne imagens de fotógrafos amadores e profissionais que aceitaram o desafio de registrar um novo olhar sobre o Centro Histórico da capital.

Desde que iniciou, a exposição tem levado os frequentadores do Paço da Liberdade a, além de conhecerem a história do Museu, que já foi sede do Governo Municipal, a também participarem do processo de descoberta das fotos expostas. Cada um dos visitantes recebe um formulário, com espaços numerados e relacionados às imagens e passam a responder com os nomes dos locais onde foram registradas.

A vontade de acertar acabou dando um significado diferente e divertido à visitação. “Este era o objetivo do concurso ‘Onde Passo?’: chamar a atenção e valorizar o nosso Centro Histórico. Desta maneira, os visitantes, principalmente, estudantes e turistas passam a conhecer mais sobre a cidade onde vivem”, afirma o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Durante o mês de Outubro passaram pelo Paço da Liberdade mais de nove mil pessoas. O sucesso foi alavancado pela programação cultural do “Passo a Paço” realizado nos dias 17 e 18 de outubro. A exposição “Onde Passo” fica em cartaz até o dia 17 de novembro.

Os 100 primeiros visitantes que acertarem os lugares onde as 24 fotos foram registradas vão ganhar uma caixa com os postais produzidos a partir das imagens da exposição. “A ansiedade dos estudantes e turistas é tão grande que alguns passam horas tentando acertar as fotos. A promoção da Manauscult acabou transformando o desafio em brincadeira e gerando um jeito fantástico de promover Educação Patrimonial”, afirmou Leonardo Novelino, mestre em Administração de Artes do Patrimônio Histórico e atual administrador do Museu da Cidade.

Novo Olhar

O 1º Concurso Fotográfico “Onde Passo?” foi lançado no dia 19 de agosto com inscrições abertas até o dia 2 de outubro e fez parte das comemorações dos 346 anos de Manaus. Os registros confirmaram o talento dos fotógrafos locais que apresentaram material diverso e inovador. “Nós temos a convicção de que o concurso cumpriu seu papel artístico cultural, além de educador. O sucesso foi tão grande que agora a segunda parte do concurso está motivando a visitação ao Paço da Liberdade. Nosso pensamento agora é superar isso e trazer novidades para o concurso em 2016″, afirmou o vice-presidente da Manauscult, José Augusto Pinto Cardoso.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir