Saúde e Bem Estar

Exercícios físicos deixam as grávidas mais ativas

No tempo da vovó, a gestante não podia fazer qualquer esforço e tinha que passar o dia todo em repouso para evitar complicações nos noves meses. Mas nos dias de hoje, as futuras mamães são muito mais ativas, elas trabalham, cuidam da casa, do marido e ainda arrumam tempo para ir ao salão de beleza. E ficar em casa de pernas para o ar e não se exercitar não está nos planos da mamãe do século XXI.

Os exercícios estão cada vez mais fazendo parte da rotina da gestante. Segundo Mariana Novaes, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates do Fit Body Pilates e Estética, com orientações médicas os exercícios podem ser feitos pela gestante. “Fazer atividade física alivia as dores, principalmente na lombar, inchaços, melhora a disposição da gestante e ainda aumenta a autoestima”, diz.

E os benefícios dos exercícios para as gestantes já foi comprovado. Uma pesquisa feita pela Universidade de Auckland (Nova Zelância) e pela Arizona University (EUA), com 84 grávidas. A metade dessas gestantes praticaram exercícios físicos, andaram de bicicleta cinco vezes na semana, durante 40 minutos, as futuras mamães que se exercitaram apresentaram resultados melhores em relação à saúde.

As futuras mamães podem malhar sem problemas, porém, elas precisam ficar atentas à frequência e a intensidade dos exercícios. “Independente do exercício que a gestante esteja praticando, é importante ficar atento à frequência cardíaca que não deve ultrapassar de 140 bpm”, explica a fisioterapeuta.

O tempo de duração da atividade pode variar de 30 a 45 minutos e a frequência é de duas a três vezes na semana. “O ideal é evitar atividades que exijam muito do esforço físico e possa provocar quedas”, afirma Gabriela.
Qual atividade praticar?

Logo nos primeiros seis meses de gestação a mulher tem mais chances de ganhar peso. Neste período, atividades aeróbicas são as mais recomendadas. “As alterações posturais começam no último trimestre por conta do aumento da barriga. Para fortalecer a coluna e aliviar as dores, o pilates nesta fase é atividade mais indicada, já que os exercícios ajudam a manter a postura”, ressalta a especialista.

Pilates para as futuras mamães, melhora muito a circulação
Os exercícios do pilates melhora a circulação na região pélvica, alonga toda a coluna e musculatura da pélvis, evita câimbras e varizes, auxilia na prevenção de dores na coluna, fortalece as pernas e mobiliza a articulação dos ombros. ”O Pilates pode ser trabalhado ainda com o auxílio de aparelhos que irá beneficiar ainda mais a gestante”, conta a fisioterapeuta.

Cuidados que a gestante deve tomar na hora dos exercícios

Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico;
Para obter os benefícios do pilates, a gestante deve fazer pelo menos duas aulas por semana;
Fique de olho na frequência cardíaca durante qualquer atividade física;

Alerta: Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

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