Mundo

Ex-presidente de Israel Shimon Peres morre aos 93 anos

Ex-presidente de Israel, Shimon Peres morreu em hospital de Tel Aviv; ele havia sofrido um derrame em 13 de setembro - foto: divulgação

Ex-presidente de Israel, Shimon Peres morreu em hospital de Tel Aviv; ele havia sofrido um derrame em 13 de setembro – foto: divulgação

O ex-presidente de Israel e vencedor do prêmio Nobel da Paz Shimon Peres morreu na noite de hoje (27) em Tel Aviv (Israel). Peres sofreu um derrame no dia 13 de setembro e estava internado em coma induzido no  Sheba Medical Center em Tel Aviv. O hospital confirmou a morte de Peres.

Peres foi primeiro-ministro de Israel duas vezes e presidente do país entre 2007 e 2014. Ele recebeu o Nobel da Paz em 1994 junto com Yitzhak Rabin, na época primeiro-ministro de Israel, e Yasser Arafat, presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) por negociarem a assinaturo dos Acordos de Oslo, assinados entre Israel e a OLP, com mediação do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Os Acordos de Oslo não acabaram com o histórico conflito entre Palestinos e Israelenses, mas representaram um avanço nas negociações de reconciliação. Pela primeira vez, a  OLP reconheceu o Estado de Israel e os israelenses reconheceram a OLP como representante do povo palestino. Pelo esforço que fizeram, para pacificar a região, Peres, Rabin e o líder da OLP, Yasser Arafat, receberam o Premio Nobel da Paz.

Por Agência Brasil

Com informações da Agência Sputnik e de Monica Yanakiew

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir