Política

Ex-prefeito Sérgio Pessôa passa a integrar lugar na galeria de honra do Paço Municipal

O descerramento do quadro foi realizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto  e contou com a presença de familiares - foto: divulgação/ Semcom

O descerramento do quadro foi realizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e contou com a presença de familiares – foto: divulgação/ Semcom

O quadro com a foto do ex-prefeito de Manaus, Sérgio Rodrigues Pessôa, passou a integrar, nesta quarta-feira (8) a galeria de honra dos ex-chefes do executivo municipal, no Paço Municipal, no Centro da Cidade.

O descerramento do quadro foi realizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e contou com a presença da filha do homenageado, Magnólia Figueiredo, de 82 anos, da neta e presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo, e de outros familiares.

Para o prefeito, a homenagem foi mais do que justa ao homem que deixou o Estado do Ceará e adotou Manaus como cidade natal e dedicou 29 anos à vida politica amazonense. Arthur Neto relembrou que um dos ensinamentos deixados pelo ex-prefeito e seguidos por ele foi o de sempre estar trabalhando durante o dia e aproveitar a noite para fiscalizar obras em prol da cidade.

“Ele deixou grandes ensinamento e uma geração de pessoas muito dignas, como a dona Magnólia e a desembargadora Graça Figueiredo. Tem muitas obras e deixou um legado que eu gosto muito, que é de estar nas ruas de manhã, durante a tarde à noite. Ele fazia muito isso: fiscalizava obras de noite, além de ter sido um grande vereador. É uma figura que agora possui seu lugar garantido. O importante é sempre estar resgatando e preservando a história de nosso povo”, destacou o prefeito.

Sérgio Pessôa ocupou cargos de alta relevância, como o de deputado na Junta Comercial, onde foi presidente; diretor e presidente do Banco do Amazonas; e provedor da Santa Casa, onde deixou em todos a marca de exemplar probidade. Exibia, ainda, a patente de coronel da Guarda Nacional.

“Agradeço de coração ao prefeito Arthur Neto pelo o que ele está fazendo por meu pai. Tenho certeza que ele está muito feliz por isso, porque ele merecia”, destacou Magnólia Figueiredo, filha do ex-prefeito.

A presidente do TJAM, Graça Figueiredo, relembrou que o avô chegou em Manaus aos 16 anos, vindo da cidade de Sobral, no Ceará.  De Acordo com ela, Pessôa foi vereador na capital amazonense por seis legislaturas e assumiu o cargo máximo do executivo Municipal nos anos de 1929 e 1930, à época como intendente da cidade.

“Nós ficamos muito honradas pela recolocação do quadro. Havia a foto dele aqui, mas foi retirada com o tempo. Estamos muito felizes, principalmente a minha mãe, que é a última descendente direta dele”, afirmou Graça.

O Paço da Liberdade fica localizado no Centro da cidade e está aberto ao público em horário comercial. A entrada e o acesso à galeria de honra são gratuitos.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir