Mundo

Ex-ministro da Economia lança candidatura à Presidência da França

Arnaud Montebourg, ex-ministro da Economia, anunciou neste domingo (21) que concorrerá à Presidência da França no ano que vem. Em 2012, quando também foi candidato ao cargo, ele ficou em terceiro lugar, com 17% dos votos.

Montebourg fez parte do governo de François Hollande de 2012 a 2014, quando foi demitido durante uma crise de popularidade do presidente. Na época, ele fez declarações públicas contra as políticas econômicas do governo.

“Eu não deveria estar aqui propondo uma alternativa porque fomos isso que fizemos há quatro anos”, disse Montebourg a repórteres. “Mas esses quatro anos foram desperdiçados. Como a maioria dos franceses, acho impossível apoiar o atual presidente. Lanço hoje minha candidatura.”

Montebourg disse que, caso eleito, trabalhará para reverter o aumento de impostos dos últimos cinco anos, lutar contra a globalização e reestruturar a União Europeia. Segundo ele, o bloco “praticamente virou um negócio falido”.

Outros dois ex-ministros do governo Hollande também anunciaram a candidatura à presidência: Benoît Hamon, da Educação, que deixou o governo junto com Montebourg, e Cécile Duflot, da Habitação.

Hollande deve revelar se tentará a reeleição até o fim do ano.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir