Economia

Evento da Fiam vai mostrar iniciativas para estimular o comércio

Durante evento promovido pela Fieam serão mostradas ferramentas que facilitam o comércio exterior - foto: divulgação

Durante evento promovido pela Fieam serão mostradas ferramentas que facilitam o comércio exterior – foto: divulgação

Manaus será a 5ª cidade a sediar uma edição do Road Show: ‘Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio’.

O evento será ministrado, nesta terça-feira (1º), gratuitamente, por representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e da Receita Federal para apresentar ao empresariado do Estado três ferramentas que facilitam o processo de exportação e importação: o Portal Único de Comércio Exterior, o Programa de Operador Econômico Autorizado (OEA) e o Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros (Capta).

Executado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ciclo de palestras é voltado para empresas e operadores de comércio exterior.

O objetivo, afirmou o gerente-executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, é reforçar a missão do Sistema Indústria no apoio e desenvolvimento das empresas do Amazonas.

“Nessa ação, os empresários locais poderão identificar as oportunidades de negócios, tanto para importar quando para exportar. Nós e todas as instituições envolvidas queremos fomentar o comércio exterior, principalmente nesse momento em que a alta do dólar está favorável a essa atividade”, argumentou Lima.

Benefícios

Lima explicou que os participantes vão obter informações para dar maior agilidade nos negócios, nas cargas brasileiras no exterior, diminuir os custos e facilitar os processos burocráticos.

Segundo ele, vai ser uma oportunidade de conhecer a fundo o Capta, por exemplo, plataforma on-line desenvolvida junto ao Reino Unido que reúne informações de 53 tratados comerciais assinados pelo Brasil e permite a simulação da aplicação de tarifas e preferências dadas aos produtos e serviços em relação aos mercados internacionais. “São informações de ouro, vantagens e benefícios que podem facilitar a vida do empresário, mas que, muitas vezes, ele desconhece”, afirmou Lima.

Ferramentas facilitam processos

O Portal Único de Comércio Exterior é uma inciativa Mdic e da RFB, com contribuição do Instituto Procomex e da CNI, que visa à reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro, e busca estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior.

Também de iniciativa RFB, apoiado pelo Instituto Procomex e pela CNI, o programa OEA é uma ferramenta para certificação de empresas atuantes no comércio exterior, com o propósito de acelerar o despacho de mercadorias na aduana e garantir maior segurança e competitividade para o país.

Já o Capta é uma iniciativa para divulgação de tarifas, de regras de origem, dos compromissos de serviços previstos nos acordos comerciais em vigor e das preferências tarifárias que o Brasil recebe ou concede.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top