Dia a dia

Estudantes fazem simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidente de trânsito

Simulado testou o tempo de resposta de equipes socorristas dos Bombeiros e do Samu – foto: divulgação/Corpo de Bombeiros

Simulado testou o tempo de resposta de equipes socorristas dos Bombeiros e do Samu – foto: divulgação/Corpo de Bombeiros

Na abertura do ‘Maio Amarelo’ – mês escolhido para promoção da prevenção de acidentes de trânsito -, acadêmicos de medicina e enfermagem das Universidades do Estado do Amazonas (UEA), Federal do Amazonas (Ufam) e Nilton Lins realizaram, neste sábado (2), simulado de atendimento a múltiplas vítimas de acidente de trânsito.

A simulação começou às 9h, na esquina das ruas Ferreira Pena e Ayrão,  no Centro, Zona Sul, e contou com cenário que envolveu um veiculo picape modelo Amarok, uma van e um Fiat Uno, totalizando 25 vítimas totais, dos quais três foram a óbito.

O objetivo foi treinar e capacitar profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar nessas situações que envolvam múltiplas vítimas.

Conforme a acadêmica de medicina da UEA Karoline Gomes, será produzido um relatório para avaliar se o tempo de resposta das instituições como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros está adequado ao atendimento a múltiplas vítimas. Ela citou como acidente similar o que ocorreu no dia 28 de março, do ano passado, após a colisão de um micro-ônibus e um caminhão caçamba.

O tenente Marco Antônio Gama, do Corpo de Bombeiros, destacou que a corporação trabalha sempre para manter a segurança do ambiente do acidente, com linha armada em caso de incêndio, bem como com equipamento desencarcerador para tirar vítimas pressas às ferragens dos veículos. Ele observou que o essencial em casos de acidentes de múltiplas vítimas é que a população não cause tumulto diante do ocorrido, para não agravar a situação das vítimas.

Por Emerson Quaresma (equipe Jornal EM TEMPO)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir