Mundo

Estados Unidos têm novos protestos contra violência policial

Os Estados Unidos vivem hoje um novo dia de manifestações contra a brutalidade policial em várias cidades - foto: Divulgação

Os Estados Unidos vivem hoje um novo dia de manifestações contra a brutalidade policial em várias cidades – foto: Divulgação

Os Estados Unidos vivem hoje um novo dia de manifestações contra a brutalidade policial em várias cidades. Os protestos ocorrem de forma pacífica em Baltimore, centro do conflito, mas resultaram em violência na vizinha Filadélfia.

Pouco antes do toque de recolher obrigatório (22h no horário local, 23h no horário de Brasília), milhares de pessoas manifestaram-se pacificamente nas ruas de Baltimore, como aconteceu na quarta-feira (29), em protesto pela morte do jovem negro Freddie Gray devido a ferimentos sofridos quando estava sob custódia policial.

Já na Filadélfia, a cerca de 170 quilômetros de Baltimore, foram registados confrontos entre manifestantes e policiais e as televisões mostraram imagens de grupos de manifestantes empurrando agentes cercados. A Filadélfia é a maior cidade do estado da Pensilvânia e a quinta maior dos Estados Unidos. Ela tem 44% da população negra e muita gente saiu às ruas em solidariedade aos vizinhos de Baltimore.

Ao longo dos últimos dias foram várias as comunidades de cidades norte-americanas, como Nova Iorque, Chicago e Oakland que saíram às ruas em solidariedade com a população de Baltimore e protestando contra a violência policial.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir