Dia a dia

Estado e prefeitura de Manaus iniciam nesta semana campanha de combate às Hepatites Virais

O governo do Estado e a prefeitura de Manaus anunciaram na manhã desta terça-feira (5) para esta semana o início de suas campanhas de combate às Hepatites Virais. No Estado, o trabalho inicia na sexta-feira (8) e será comandando pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), em conjunto com os municípios e entidades parceiras. Já na capital, a campanha começa na quinta (7) e ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A secretaria informa que a primeira etapa da mobilização tem como foco principal os moradores das comunidades ribeirinhas localizadas às margens do rio Negro. A segunda etapa, voltada para as outras regiões da capital, está prevista para o período de 25 a 31 deste mês, com a oferta de testes e informações sobre a doença para a população em geral e, em especial para salões de beleza e estúdios de tatuagem.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destaca que as hepatites virais são doenças silenciosas, o que pode levar o paciente a descobrir a infecção em estágio já avançado. “Além disso, o Amazonas é área endêmica para hepatites, exigindo que nossa vigilância seja permanente para viabilizar o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento”.

Estado
No Estado, a campanha tem um tema: ‘Liberdade é se cuidar. Que tal testar?’ e é promovida pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). As atividades acontecerão em todos os 62 municípios do Amazonas, onde as Secretarias Municipais de Saúde estarão intensificando as ações de prevenção, com a oferta de testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos masculinos e folders informativos. A campanha encerrará no dia 29 de julho.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, serão ofertados 41.800 testes rápidos para Hepatite B e 41.800 para o tipo C da doença, nos serviços de saúde e nas instituições parceiras, na capital e no interior. A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, informa que os kits, recebidos do Ministério da Saúde, já foram encaminhados aos municípios, assim como 600 mil preservativos masculinos e mais de 200 mil folders sobre a doença, que serão distribuídos durante as ações realizadas em pontos estratégicos da capital amazonense e das cidades do interior.

Em Manaus, estão engajados na campanha, além da FMT-HVD, as fundações Alfredo da Matta (Fuam) e Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidades da Susam, o Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Semsa e Organizações da Sociedade Civil (Fórum de OSC AIDS e suas filiadas, Fórum LGBT e Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/Aids).

Com informações das assessorias

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir