Fonte: OpenWeather

    Futebol


    Simpósio de futebol discute o crescimento do esporte no Amazonas

    O evento visa discutir políticas públicas de fomento ao futebol de base no Amazonas

    Mozart Carlos Lopes é profissional de educação física, ex jogador e idealizador do evento | Foto: Divulgação

    Manaus - Com o objetivo de expandir o cenário de futebol de base no Estado e fomentar políticas públicas que estruturem o esporte em Manaus, acontece no dia 11 de agosto o IV Simpósio Futebol de Base do Amazonas. O evento acontece no colégio La Salle, localizado na Av. Dom Pedro I, 151 - Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

    As inscrições para participar do simpósio podem ser realizadas pelo site marcas.assessoria@hotmail.com, ou pelo telefone (92) 99279-0220. Para concluir a inscrição é necessária a doação de uma lata de leite ou um pacote de fraldas descartáveis, que devem ser entregues na entrada do evento.

    Profissional da Educação Física e ex atleta de futebol, o idealizador do simpósio, Mozart Carlos Lopes, conta que a 4º edição do evento acontece para dar seguimento à uma ideia que surgiu após o educador perceber a falta de incentivo ao futebol de base em Manaus. Ele conta que ao ser convidado para palestrar sobre o assunto em Roraima, conseguiu fazer uma leitura sobre a deficiência de incentivo à cena regional.

    Mozart já desenvolve no Amazonas atividades de incentivo ao fortalecimento do futebol de base
    Mozart já desenvolve no Amazonas atividades de incentivo ao fortalecimento do futebol de base | Foto: Divulgação

    Leia também: Meninos da Vila Manaus garantem vaga na final do Campeonato Amazonense Sub-11

    “A ideia do simpósio é profissionalizar o futebol adulto e a gente só consegue isso começando pela base, que são as crianças. Quando observamos as escolinhas de futebol de fora do Amazonas, é nítido que o Amazonas sai perdendo na formação de atletas”, pontua.

     “Enquanto clubes de fora trabalham o psicológico, o psicomotor e a educação de um modo geral, os alunos aqui em Manaus ficam fadados à clubes sucateados que sofrem com a falta de políticas públicas para dar crescimento e estrutura ao esporte”, explica Mozart, que realiza os eventos em ambientes acadêmicos, visando acessar os jovens e estudantes.

    O IV Simpósio Futebol de Base do Amazonas deve oferecer uma programação com início às 8h e que vai até 12h. O cronograma reúne 4 palestras divididas em temas que dialogam sobre alternativas para o desenvolvimento saudável do futebol. O mestre de cerimônias da reunião é o jornalista esportivo Eduardo Monteiro de Paula.

    Também participam do simpósio grandes nomes do esporte como, Fabrício Lima (ex secretário de desporto e lazer do município), Carlos Kleber (gestor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da cidade de São Paulo), Thiago Durante (Diretor Executivo de Futebol de Base da Federação Amazonense de Futebol), o professor Rodrigo Travasso (Presidente da Comissão de Desporto de Base do Conselho Regional de Educação Física, além de Beto Vieira (Diretor Técnico do São Raimundo de Roraima). 

    Leia mais:

    Amazonense vence campeonato mundial de jiu-jitsu em São Paulo

    Jogadoras do Iranduba integram seleção brasileira para o Mundial SUB-20

    Manauara treina pesado no Careiro para competição internacional de MMA