Cultura

Espetáculos, mesas-redondas e oficinas serão realizados nas cidades-sede das Olímpiadas

A Companhia  Híbrida está entre  os grupos nacionais que vão se apresentar em Manaus - foto: divulgação

A Companhia Híbrida está entre os grupos nacionais que vão se apresentar em Manaus – foto: divulgação

Em agosto e setembro, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura (MinC) realizam, como parte da programação cultural das Olimpíadas/Paralimpíadas Rio 2016 três mostras de festivais dirigidos às linguagens de circo, dança e teatro. Além disso, será apresentada uma programação de espetáculos em locais públicos, nas cidades onde ocorrerão os jogos de futebol.

Em Manaus, o grupo Circo Nopok, do Rio de Janeiro, vai encenar o espetáculo “Carrilhão olímpico”, no largo São Sebastião (hoje, às 18h), na Praça de Alimentação da Cidade Nova (amanhã, às 19h) e na Ponta Negra (sexta-feira, dia 5, às 19h).

A Focus Cia. de Dança, também do Rio, apresentará, no dia 11, a produção “Outro lugar”, no calçadão da Ponta Negra às 15h e 17h e, no mesmo dia, vai estar no largo São Sebastião, às 19h.

Outro grupo carioca, a Companhia Híbrida, traz para a cidade o espetáculo “Olho nu”, no largo São Sebastião (dia 14, às 15h e 17h) e na Praia da Ponta Negra (dia 15, às 15h e 17h. Haverá ainda uma apresentação do grupo Circo Girassol, do Rio Grande do Sul, com “O hipnotizador de jacarés”, nos dias 15 e 16, em local a confirmar.

Os projetos que integram as ações foram contemplados em dois editais públicos: a Mostra Funarte de Festivais – Circo, Dança e Teatro – Olimpíadas 2016 e o Circuito Funarte Cena Pública – Olimpíadas 2016. O primeiro promove a ocupação espaços da Fundação no Rio de Janeiro; já o segundo, estabelece a realização de espetáculos em locais públicos, nas cidades-sede do futebol.

Realizada com recursos do Ministério da Cultura, através de edital público, a mostra de espetáculos tem como objetivo promover a cultura brasileira, através de espetáculos artísticos.

Dez projetos foram contemplados no edital Circuito Funarte Cena Pública – Olimpíadas 2016, com premiações de R$ 100 mil para cada um. Eles vão promover a circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções, em espaços públicos abertos, em duas das cidades onde serão disputadas partidas de futebol durante os jogos.

O MinC investe nessa ação um total de R$ 1,1 milhão. Mais informações no Portal da Funarte (www.funarte.gov.br/edital/circuito-funarte-cena-publica/).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir