Cultura

Escolas do grupo C abrem oficialmente o Carnaval

 

 Primeira escola a desfilar, a Tradição do Leste levou para avenida temas olímpicos. Nesta sexta-feira novas apresentações são aguardadas- foto: Diego Janatã


Primeira escola a desfilar, a Tradição do Leste levou para avenida temas olímpicos. Nesta sexta-feira novas apresentações são aguardadas- foto: Diego Janatã

O desfile das escolas de samba do grupo de acesso C abriu oficialmente o Carnaval manauense em 2016. Na noite de quinta-feira (4), o Centro de Convenções (Sambódromo), localizado no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, foi o palco da apresentação das seis agremiações que almejam subir para as principais divisões do Carnaval.
A primeira escola a apresentar foi a Tradição Leste, representante do Coroado, que voltou à avenida depois de 8 anos. Com o enredo ‘É tradição, tem que respeitar’, a agremiação levantou a torcida trazendo temas olímpicos.

Para o presidente de harmonia, Carlão Xavier, foi uma vitória colocar a escola na avenida, porque, segundo o próprio, eles não receberam nenhum recurso do governo.
“Nossa escola entra na avenida com a expectativa de sair campeã. Foi um trabalho árduo colocá-la neste desfile. Nossa escola não recebeu recurso”, citou Carlão, que ainda completou informando que a Tradição foi divida em dez alas, totalizando 850 componentes.

Logo depois, a Leões do Barão Açu mostrou da história da banda do Boulevard Álvaro Maia. A terceira foi o Império do Mauá.

A Legião de Bambas trouxe à passarela do samba o tema de educação para a paz no trânsito. Finalizando a noite, os Gaviões do Parque homenagearam o tradicional bairro do Parque 10 de Novembro.

Campanha

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) lançou a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval 2016. Com o tema “Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos da criança e do adolescente”, a ação vai acontecer nos dias 5, 6 e 8 de fevereiro, durante o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso e especial e no Carnaboi, ambos no sambódromo de Manaus. Em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ação vai abordar crianças e adolescentes que estiverem desacompanhados de responsáveis e encaminhá-las ao conselho tutelar e responsabilizar os pais.

Pot Thiago Fernando

1 Comment

1 Comment

  1. Mauricio

    5 de fevereiro de 2016 at 13:06

    Que matéria preguiçosa e terrível, a GRES Legião de Bambas está no Grupo de Acesso B, se apresentará hoje. Estes enredos das GRES Leões do Barão Açú e Gaviões do Parque estão errados, são do ANO PASSADO. Terrível hein produção. Tá na cara que so viram o desfile da GRES Tradição Leste. Lamentável, principalmente pelo fato do Grupo Raman Neves já ter transmitido os desfiles do Grupo Especial entre 2010 e 2011!!! Que decadência!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir