Cultura

Escola de samba campeã do carnaval carioca será conhecida nesta tarde

Sambódromo momentos antes de começar o segundo dia do desfile das Escolas de Samba Especiais - foto: Tânia Rêgo/ABr

Sambódromo momentos antes de começar o segundo dia do desfile das Escolas de Samba Especiais – foto: Tânia Rêgo/ABr

A escola de samba campeã do Grupo Especial do carnaval carioca será conhecida na tarde desta quarta-feira (10), depois da apuração das notas concedidas por 36 julgadores em nove quesitos. A apuração começará às 15h45, na Praça da Apoteose, no Sambódromo.

Nas noites dos desfiles do Grupo Especial (domingo e segunda-feira), cada julgador atribuiu uma nota de 9 a 10 para cada quesito, e essas notas foram guardadas em envelopes que serão abertos hoje. Foram avaliados itens como bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias; comissão de Frente e mestre-sala e porta-bandeira.

A ordem de apuração de cada quesito será definida em um sorteio, às 12h30, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que organiza os desfiles. Depois de apuradas as quatro notas em cada quesito, a nota mais baixa é descartada.

Quem somar o maior número de pontos será declarada a campeã do carnaval 2016. As seis primeiras colocadas desfilam novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (13). A última colocada, entre as 12 escolas, será rebaixada para o Grupo de Acesso (Série A).

A apuração das notas atribuídas às escolas de samba do Grupo de Acesso, que desfilou no Sambódromo na sexta-feira (5) e no sábado (6), começará logo depois do encerramento da apuração do Grupo Especial. A campeã passará a integrar o Grupo Especial no carnaval de 2017, enquanto a última colocada será rebaixada para a Série B, que desfila em uma avenida da zona norte da cidade.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir