Mundo

Erupção de vulcão lança nuvem de cinzas e fecha aeroporto da Indonésia

O Aeroporto Ngurah Rai, na turística ilha de Bali, foi fechado neste domingo (12) por conta de uma espessa nuvem de cinzas lançada pela erupção do vulcão Raung, na ilha de Java.

Desde quinta-feira, o aeroporto tem sido aberto e fechado de acordo com as condições de visibilidade na ilha, que atrai milhões de turistas todos os anos por suas praias paradisíacas. Segundo o Ministério do Transporte, o aeroporto deve ficar fechado até as condições melhorarem.

O nível de alerta do monte Raung, de 3.300 metros, já chegou ao segundo mais elevado diante não só das nuvens de cinza, mas também da lava expelida pelo vulcão.

Neste domingo, as autoridades da ilha disseram que a coluna de cinzas chega a mil metros de altura e os ventos sopravam em direção sudeste, na rota de Bali. Outros dois aeroportos da vizinha ilha de Java continuam fechados.

A Indonésia está situada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que abriga mais de 400 vulcões, dos quais 129 seguem ativos.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir