Mundo

Erdogan elege aliado como novo líder do partido governista na Turquia

A eleição coloca Yildirim, 60, a um passo da nomeação como novo primeiro-ministro turco - foto: divulgação

A eleição coloca Yildirim, 60, a um passo da nomeação como novo primeiro-ministro turco – foto: divulgação

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve importante vitória política neste domingo (22) com a eleição de seu aliado, o ministro de Transporte e Comunicação, Binali Yildirim, como líder do partido governista Justiça e Desenvolvimento (AKP).

A eleição coloca Yildirim, 60, a um passo da nomeação como novo primeiro-ministro turco, após a renúncia de Ahmet Davutoglu do cargo por desentendimentos com Erdogan.

Erdogan busca apoio para a adoção de um sistema presidencialista de governo, em que teria mais poderes executivos.

Durante o Congresso do AKP, Yildirim já afirmou que a transição para o sistema presidencialista “é uma prioridade para a Turquia”.

“O que devemos ter como prioridade é passar da atual situação de fato para uma situação legal”, alterando a Constituição no sentido de um regime presidencialista, disse Yildirim.

Em seu discurso, o ministro fez ainda uma homenagem a Erdogan e expressou por diversas vezes sua lealdade ao presidente. “Nós sempre dissemos com muito orgulho que somos do grupo de Recep Tayyip Erdogan, que nós dividimos um destino comum e uma paixão comum. Senhor presidente, nós prometemos que sua paixão será nossa paixão, sua causa será nossa causa, seu caminho será nosso caminho.”

Ministro quase sem interrupção desde 2002, Yildirim foi o artífice dos trabalhos de urbanização faraônicos promovidos por Erdogan, que muitos atribuem à crise econômica vivida pelo país e à alta popularidade do partido governista.

Ele era candidato único à liderança partidária e foi eleito com 1.405 de 1.470 votos.

Como na Turquia o cargo de premiê vai para o partido com maior número de cadeiras no Parlamento, Erdogan deve pedir formalmente ao ministro que forme um novo governo após o congresso do AFK.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir