Dia a dia

Equipe de buscas retorna a Manaus sem novidades sobre perdidos em reserva florestal do Amazonas

Durante as buscas realizadas pela equipe que retornou a Manaus ontem, seis garimpeiros foram encontrados e presos por estarem praticando extração ilegal de minério - foto: reprodução

Durante as buscas realizadas pela equipe que retornou a Manaus ontem, seis garimpeiros foram encontrados e presos por estarem praticando extração ilegal de minério
– foto: reprodução

Após cinco dias na selva, a equipe de buscas das nove pessoas que desapareceram, há mais de 70 dias, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no Amazonas, retornou no fim da noite desta quinta-feira (21) para Manaus sem novidades.

A equipe era composta de homens do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros, policiais militares e da Polícia Civil, além de cães de resgate. Eles saíram por volta de 6h da última segunda-feira (18), no helicóptero Blackhawk do Exército, base de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) em direção à reserva.

Conforme a assessoria do Corpo de Bombeiros, eles resolveram retornar após chegarem a uma área limite com uma reserva indígena hostil, a qual acreditam ter sido acessada pelo grupo perdido. A intenção, entretanto, é formar uma equipe maior e com mais recursos para retornar as buscas, o que deve acontecer ao longo da semana.

Entre os desaparecidos, estão confirmados os nomes de Luiz Ferreira dos Santos, 54, (de Manaus), José Lenilton Moura Alves, 51, (financiador da viagem) (de Manaus), Ivanildo Marquês dos Santos, 39, (da comunidade Rumo Certo), Lucas Marques dos Santos, 18, (da comunidade Rumo Certo), João Batista, 65, (da comunidade Rumo Certo), Cristiane, (esposa do Ivanilson), Juca (de Manaus) e Antônio (de Manaus), mas uma nona pessoa, de nome não revelado, também estaria no grupo.

Eles adentraram a mata no dia 8 de novembro, em busca de área para garimpagem (o que é considerado ilegal) e deveriam ter retornado em 15 dias, o que não aconteceu. Desde então as famílias acionaram as autoridades do Estado e aguardam aflitas o desfecho das buscas.
Prisão

Durante as buscas realizadas pela equipe que retornou a Manaus ontem, seis garimpeiros foram encontrados e presos por estarem praticando extração ilegal de minério.

De acordo com o tenente da Companhia Independente de Cães (Cipcães), Paulo Sérgio Cordeiro, que participava da equipe, o encontro aconteceu no momento que eles estavam voltando para o acampamento, que fica em Presidente Figueiredo.

Com os homens, foram apreendidos materiais para realizar a extração de mineiro, além de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 20

Seis garimpeiros foram encontrados e presos por estarem praticando extração ilegal de minério – foto: divulgação/PM

Com os homens, foram apreendidos materiais para realizar a extração de mineiro, além de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 20.

Todos os suspeitos foram levados para a sede da Delegacia do município, onde serão feitos os procedimentos cabíveis.

 

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir