Sem categoria

Equipamentos vão ajudar na assistência à saúde em 50 municípios do Amazonas

Itens serão distribuídos para 50 municípios e três DSEI's. - foto: Cecília Siqueira

Itens serão distribuídos para 50 municípios e três DSEI’s. – foto: Cecília Siqueira

O governador José Melo entregou na manhã desta quarta-feira (3) em Manaus um total de 1.538 equipamentos para a assistência de saúde da população de 50 cidades do interior do Amazonas e mais três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Na solenidade de entrega dos equipamentos, que aconteceu no Centro de Convenções (sambódromo), estavam presentes o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Wilson Alecrim, e parlamentares.

De acordo com José Melo, o Estado teve uma queda no orçamento de aproximadamente R$ 600 milhões, mas mesmo com a crise, serão primadas a saúde e educação.

“No momento em que estamos com um orçamento curto, estamos priorizando aqueles itens essenciais para atender os moradores do interior e vai facilitar a vida das pessoas. O Amazonas tem uma rede de saúde pública três vezes maior que a rede particular, então o atendimento é na rede pública e isso custa muito caro”, disse Melo.

Bombas de fumaça para o combate de endemias, cadeiras de rodas, equipamentos hospitalares de média complexidade, além de 32 lanchas e 18 motocicletas serão enviados à população ribeirinha e indígena de municípios do alto e médio Solimões.

“Na medida em que dotamos os hospitais de condições para cuidar dos pacientes, evitamos fazer com que venham para Manaus, e, consequentemente, evitar o inchaço da cidade. Agora, o próximo desafio é colocar pelo menos cinco médicos especialistas em cada um dos 14 polos que temos”, falou o governador.

Por Cecília Siqueira (especial EM TEMPO Online)

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir