Economia

EPA! Manaus 2016 oportuniza consultorias a empreendimentos acadêmicos

Todos os donativos arrecadados neste processo foram doados ao Lar Batista Janell Doyle - foto: divulgação

Todos os donativos arrecadados neste processo foram doados ao Lar Batista Janell Doyle – foto: equipe EM TEMPO Online

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Capacitação em Tecnologias Portáteis e Móveis (Promobile), realiza, até esta sexta-feira (24), a quarta edição do Encontro de Projetos Interativos – Epa! Manaus 2016. O objetivo do evento é dar visibilidade a novos empreendedores, atraindo novos investidores e oportunizando consultorias diretas aos negócios idealizados

Nesta edição, mais de 350 acadêmicos das áreas de Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistema de Informação e Ciências da Computação efetuaram sua inscrição no evento. Todos os donativos arrecadados neste processo foram doados ao Lar Batista Janell Doyle.

Dos trabalhos submetidos a analise da banca julgadora, formada por empresários da cidade, seis equipes foram pré-selecionadas para receberem a consultoria de especialista, gratuitamente. A banca avaliou os projetos que apresentaram melhor clareza, objetividade, valor agregado para o usuário e plano de negócios.

“Nós abrimos uma pré-seleção para a escolha das equipes com os melhores projetos. Vieram os grupos que achavam que realmente tinham uma ideia que valesse a pena empreender, construir um negócio”, disse Reginaldo Carvalho, coordenador do evento.

Premiar os acadêmicos com as consultorias gratuitas é um meio que a organização achou para dar visibilidade aos negócios ali idealizados. “O evento não tem o propósito de fomentar financeiramente as ideias dos alunos. Mas a banca avaliadora é formada por empreendedores de risco. São pessoas que não jogam dinheiro fora. Então, se a ideia de uma equipe for realmente muito boa, um deles vai investir para não deixar essa oportunidade para outro”, pontuou Carvalho.

Entre os pré-selecionados, está o aluno do quinto período de Ciências da Computação, Carlos Vicente, que montou uma empresa de marketing visando a publicação de jogos nas plataformas iOS e Android com mais dois colegas.

“Sabemos que há uma infinidade de bons jogos para celulares que passam despercebidos pelos usuários porque não há um bom trabalho de marketing, que divulgue bem estes serviços. Daí montamos uma empresa pensando nessa oportunidade”, comentou, afirmando que pretende seguir as dicas dos consultores e seguir dando forma ao projeto. “Um empreendedor precisa acreditar no seu negócio e nunca desistir”, finaliza.

Epa! Manaus 2016

O evento segue até às 17h30 desta sexta-feira (24), apresentando na programação palestras e oficinas. O encontro é realizado nos auditórios Jutaí e Javari, na Faculdade de Tecnologia da Ufam.

Os temas discutidos serão ‘Empreendedorismo e a crise econômica’; ‘Ações para criação de Startups de base tecnológica no Amazonas’ e ‘O que preciso saber para iniciar a minha startup de base tecnológica’.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir