Cultura

Envira terá ‘auto de Natal’

Performance nas duas sessões do evento natalino deve contar com, aproximadamente, 120 alunos das oficinas de teatro, dança e música- foto: divulgação

Performance nas duas sessões do evento natalino deve contar com, aproximadamente, 120 alunos das oficinas de teatro, dança e música- foto: divulgação

Ensaios, produção de figurinos, preparação de elenco, de músicos e tudo mais o que antecede a apresentação de um grande espetáculo, que será encenado nesta quinta-feira (26) e amanhã em Envira (município distante 1,8 mil quilômetros de Manaus). Essa é atual rotina de grande parte dos moradores do município e tudo isso graças ao Programa de Circulação e Popularização da Cultura, que é promovido pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura.

O espetáculo ‘Auto de Natal de Envira – Boi e Burro no caminho de Belém’ será encenado pela primeira vez na cidade e marca o encerramento dos cursos de capacitação artística que foram oferecidos pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura aos moradores daquele município entre os meses de setembro e novembro deste ano. Serão duas sessões por dia, às 18h e às 20h, no Cineteatro Vereador Sirica, que será reinaugurado após uma reformada custeada pela Prefeitura Municipal de Envira.

“O Governo do Amazonas atua diretamente da fomentação da arte em vários pontos estratégicos. Criar um braço do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que é a maior escola de formação cultural gratuita na Região Norte, em um município como Envira é um passo importantíssimo para reforçar a qualificação cultural no Amazonas”, afirmou o governador do Amazonas, José Melo.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, o espetáculo é a consolidação da política de interiorização da arte que é aplicada fortemente pela Secretaria de Estado da Cultura. “Esses jovens que participarão da apresentação não são apenas novos artistas, mas fomentadores da cultura. A partir de um primeiro espetáculo e capacitação eles acabam tornando-se habituais consumidores de arte, o que é positivamente significativo para o município, principalmente na questão social”, explicou.

Apresentações

O espetáculo é a conclusão de uma série de cursos de capacitação que o Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura, através dos professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, ofereceu em Envira desde setembro.

Ao todo, mais de 120 alunos participaram das oficinas de teatro, dança e música, que foram realizadas na sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo, que tem direção de arte dos professores do Liceu de Ofícios Claudio Santoro, Tiago Oliveira e Jorge Kennedy Campos, é uma adaptação de um texto de Maria Clara Machado. “Os alunos estão realmente preparados para essa apresentação e a cidade está com um clima diferente por conta do espetáculo. É a primeira vez que tantos artistas participam de uma única apresentação com tanta qualidade. Temos certeza que este final de ano ficará marcado na vida de todos os moradores de Envira”, destacou Tiago.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir