Mundo

Entra em vigor cessar-fogo de uma semana na Síria

As Forças Armadas da Síria suspenderam suas atividades militares às 19h (13h em Brasília) desta segunda-feira (12), como resultado do acordo de cessar-fogo acertado entre Rússia e Estados Unidos na semana passada.

A trégua terminará às 23h59 (horário local) do próximo dia 18. Em comunicado, o Exército sírio ressaltou que “se reserva o direito de responder de maneira decidida contra qualquer grupo armado que viole o cessar-fogo”.

O acordo entrou em vigor no mesmo dia em que o presidente da Síria, Bashar al Assad, disse que retomará todo o território que está nas mãos dos “terroristas”. Se a trégua for respeitada, Estados Unidos e Rússia iniciarão uma colaboração militar para combater grupos jihadistas, como a Frente al Nusra e o Estado Islâmico.

Segundo os governos dos dois países, o objetivo final do acordo é criar condições para a retomada das negociações de paz entre os rebeldes e o regime de Assad e possibilitar a chegada de ajuda humanitária às áreas afetadas pelos bombardeios das forças aliadas à capital, Damasco.

Por Agência Ansa Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir