Dia a dia

Enfermarias específicas para idosos está em estudo na capital

PL foi apresentado pelo deputado estadual Carlos Alberto - foto: divulgação

PL foi apresentado pelo deputado estadual Carlos Alberto – foto: divulgação

Um projeto de lei (PL) que dispõe sobre a instalação de enfermarias específicas para idosos nas redes hospitalares do Estado foi protocolizado  nesta quarta-feira (17), na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em mais uma iniciativa do deputado estadual Carlos Alberto (PRB).

“Esse projeto não acarretará em custos adicionais ao governo, pois espaço físico já existe. Vejo que pessoas nessa etapa da vida necessitam de mais cuidados, atenção, e que o ambiente físico pode contribuir de forma significativa como um grande aliado para a recuperação destes idosos que porventura possam passar por um leito hospitalar”, pontuou o parlamentar.

Em defesa de seu PL, Carlos Alberto esclareceu que há a necessidade de estruturação de serviços e de programas de saúde que possam responder às demandas emergentes do novo perfil epidemiológico do país – provenientes das doenças adquiridas com o avanço da idade, por exemplo.

“Os idosos utilizam os serviços hospitalares de maneira mais intensiva que os demais grupos etários, envolvendo maiores custos, implicando no tratamento de duração mais prolongada e de recuperação mais lenta e complicada”, justificou.

Dessa forma, acrescenta o deputado, o projeto de lei cumpre o papel de adaptar enfermarias destinadas a cuidar unicamente dos idosos, devido, principalmente, a sua vulnerabilidade e alterações da capacidade funcional, o que é normal da idade. “Nesse local, esse idoso receberá todos os cuidados geriátricos/gerontológicos necessários para uma recuperação imediata”, explicou o parlamentar.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir