Economia

Embaixador chileno sugere tecnologia do seu país para ampliar produção de peixe no AM

Manaus, 25/06/2015 - Deputado Josué Neto, Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, recebe a visita do Cônsul Honorário do Chile no Brasil, Sr. Jaime Gazmuri Mujica - foto: divulgação/Aleam

Manaus, 25/06/2015 – Deputado Josué Neto, Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, recebe a visita do Cônsul Honorário do Chile no Brasil, Sr. Jaime Gazmuri Mujica – foto: divulgação/Aleam

Em visita (26) à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (25) o embaixador do Chile, Jaime Gazmuri Mujica, falou do interesse do seu país em trocar experiências com o Estado do Amazonas sobre a produção de peixes em cativeiro. O Chile é o segundo maior produtor de salmão em cativeiro do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Em reunião com o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), Gazmuri Mujica, pediu apoio dos parlamentares para ampliar as relações econômicas do Estado com o seu país e trocar experiências. Ele disse ainda que o Amazonas é o primeiro Estado brasileiro que visitou desde que assumiu o cargo em março, e que empresas chilenas têm grande interesses em se instalar no pólo industrial de Manaus.

“Nós sabemos que o Amazonas tem um desenvolvimento muito rápido e sabemos que Manaus tem se convertido em um dos pólos industriais mais dinâmicos do Brasil. Portanto estamos muito interessados em iniciar um período de maior colaboração, e aproximação das nossas relações econômicas”, disse.

O embaixador disse que estendeu aos parlamentares o mesmo convite que fez ao governador José Melo (PROS), em encontro na última quarta-feira, de visitar o Chile no segundo semestre deste ano para conhecer o método de produção artificial de salmão. O método chileno é um dos mais completos do mundo, inclui até variações de luz que simulam a primavera.

“Temos combinado com o governador José Melo e com os parlamentares uma visita ao Chile, no segundo semestre deste ano para que conheçam nossa produção artificial de peixes. Temos desenvolvido uma indústria muito forte no Chile baseada fundamentalmente na produção artificial de salmão”, disse.

O presidente da Casa, deputado Josué Neto, disse que os deputados avaliarão junto ao Executivo os benefícios de uma possível parceria com o Chile e que parlamentares membros de comissões técnicas da Aleam, como a Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul, irão compor a comitiva que irá ao Chile quando o convite for oficializado.

Parintins

O embaixador Jaime Gazmuri Mujica disse que também irá a Parintins assistir as apresentações dos bumbás deste sábado e domingo.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir