Dia a dia

Em uma semana, Prefeitura apreende 11 veículos que faziam transporte clandestino

As operações foram realizadas em diversas zonas da cidade – foto: divulgação

As operações foram realizadas em diversas zonas da cidade – foto: divulgação

Em uma semana de fiscalizações realizadas pela Prefeitura de Manaus contra irregularidades nos serviços de transporte, foram retirados de circulação 11 veículos que faziam o transporte de passageiros clandestinamente – três circulavam como se fossem táxis e oito faziam lotação.

Além dos 11 clandestinos, fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) apreenderam outros 37 veículos regularizados por apresentarem problemas na documentação, totalizando 48 apreensões, no período de 22 a 29 deste mês.

Dos veículos flagrados fazendo lotação havia kombis, vans e um ônibus. Além do transporte de passageiros sem autorização, os fiscais de transportes constataram problemas nas condições de manutenção dos veículos, alguns circulando com os quatro pneus ‘carecas’, e casos em que condutores dirigiam sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os três táxis clandestinos apreendidos possuíam todas as características de um táxi comum. Durante a consulta feita no sistema de cadastro da SMTU, os TA’s (número da permissão) utilizados pelos veículos pertenciam a um táxi com veículo de outro modelo e, apesar de estarem com placa na cor vermelha, os veículos eram de categoria particular .A placa vermelha é uma característica de táxis legalizados que são registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) como categoria aluguel.

As operações foram realizadas em diversas zonas da cidade: avenidas Santos Dumont, próximo ao aeroporto internacional Eduardo Gomes e do Turismo, zona Centro-Oeste; avenida Brasil, Compensa, zona Oeste; avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul; e na avenida Torquato Tapajós, no bairro Campo Sales, zona Norte.

A multa aplicada para o transporte ilegal de passageiros é de 40 Unidades Fiscais do Munícipio (UFM’s), equivalente a R$ 3.151, 60.

“A partir de segunda-feira, 01, vamos sentar com a Divisão de Fiscalização da SMTU para planejarmos operações em outras zonas da cidade”, explicou o diretor Fábio Pacheco, o diretor de Transportes Urbanos da SMTU.
Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir