Sem categoria

Em Tefé, empresas apresentam nova tecnologia de banda larga via satélite

A tecnologia de conectividade e infraestrutura via satélite para que provedores de internet e operadoras de celular possam fornecer serviços em áreas remotas sem banda larga ou conexão por fibra ótica - foto: divulgação

O serviço possibilita altas taxas de conexão em menor tempo de resposta para as aplicações e custos reduzidos, promovendo inclusão digital e desenvolvimento – foto: divulgação

As empresas O3b Networks e Ozônio apresentam nesta quarta-feira (29), em Tefé (a 520 quilômetros de distância de Manaus), uma nova tecnologia de conectividade e infraestrutura via satélite para que provedores de internet e operadoras de celular possam fornecer serviços em áreas remotas sem banda larga ou conexão por fibra ótica. O lançamento ocorrerá a partir das 10h, na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município.

Segundo o diretor geral da O3b no Brasil, Sandros Barros, o serviço é baseado na tecnologia “Fiber in the Sky” da O3b Networks e em um modelo de Backhaul Sharing, possibilitando altas taxas de conexão, menor tempo de resposta para as aplicações e custos reduzidos, promovendo inclusão digital e desenvolvimento.

“A gente não quer só conectar as cidades que não tem estrutura de fibra ótica boa, quer conectar com qualidade utilizando os mesmos serviços utilizados nas capitais. Para isso a O3b está em investindo em todo país US$ 20 milhões até final deste ano”, comentou.

O diretor explicou ainda que em agosto, a tecnologia será implantada em Tabatinga, e em setembro em São Gabriel da Cachoeira. “Em Tefé, a tecnologia já está funcionando desde 1º de junho. Grandes servidores já estão utilizados e amanhã teremos uma inauguração oficial. Também pretendemos conversar com as operadoras móveis  para implantar o sistema 4G”.

Ele explicou ainda que foram feitas duas semanas de testes para o serviço entrar em ação no município.

De acordo com o diretor comercial da empresa Ozônio, Adriano Vieira, parceira na região Norte da O3b, a tecnologia atenderá provedores locais e clientes governamentais.

“A Ozônio é um parceira da O3b na região Norte. Somos a empresa que vai distribuir no mercado o serviço para provedores locais, clientes governamentais e operadoras móveis .  É uma tecnologia revolucionária que possibilita banda larga via satélite, na mesma qualidade da fibra óptica”, explicou.

Vieira contou ainda que no momento, as empresas estão fazendo um estudo de mercado para ver quais municípios do interior do Amazonas seriam bons lugares para implantar a tecnologia, conseguindo atender as outras cidades mais próximas.

Por Kattiúcia Silveira

 

 

 

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir