Dia a dia

Em protesto por falta de luz, moradores da Zona Leste ateiam fogo em barricada

 

 

Dezenas de moradores de comunidades do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, atearam fogo em pneus e entulhos, na noite desta terça-feira (12), por volta das 20h, como forma de protesto pela falta de energia elétrica em suas residências após o temporal que atingiu parte da capital amazonense na madrugada de hoje.

Na rua Belford Roxo, na comunidade Valparaíso, uma barricada foi montada no meio da via. No local, moradores se reúnem para atear fogo em pneus, madeiras, papelões, entre outros objetos. Segundos relatos de moradores, a região está sem energia desde as 4h da manhã.

Leia também: Temporal causa falta de energia, destelhamentos e muito transtorno em Manaus

A reportagem procurou a assessoria da Eletrobras Distribuição Amazonas para saber informações sobre o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da empresa para solucionar o problema de falta de energia na região. Por meio de nota, a concessionária informou que “por conta do forte temporal que atingiu Manaus com maior impacto sobre a Zona Leste da cidade, como consequência dos fortes ventos, vários objetos foram jogados sobre a rede elétrica como telhados, arvores, placas e outros, provocando desligamento de 51 circuitos alimentadores de um total de 301, impactando diversas áreas da cidade”, informou.

Diversos destelhamentos também foram registrados pela Defesa Civil – Daniel Landazuri

Segundo a Eletrobras, “até o momento 46 alimentadores já foram restabelecidos (90% dos desligados). Além destas ocorrências, várias outras de impacto menor também foram registradas e estão sendo atendidas ao longo desta terça-feira pelas equipes de campo, as quais tiveram seu contingente ampliado de 44 para 112 (entre equipes, turmas de manutenção, turmas de linha viva, supervisores e técnicos), permitindo que 72% dos clientes afetados já tenham sido restabelecidas. Ao longo da noite, as ocorrências restantes serão gradativamente atendidas”, diz o comunicado.

No entanto, a empresa não estabelece uma estimativa de tempo para que a energia elétrica seja restabelecida 100% na região.

Forte chuva

A forte chuva que atinge Manaus desde a madrugada desta terça-feira (12) deixou vários bairros sem energia, semáforos desligados e caos no trânsito, além de muito prejuízo em residências e comércios que foram destelhados. Entre as ocorrência, a Defesa Civil do Município divulgou que cinco destelhamentos, queda e tombamento de árvores foram registrados pela central 199 até as primeiras horas da manhã desta terça-feira após o temporal.

Leia também: Apagão em bairros da Zona Oeste de Manaus irrita moradores

Tombamentos de árvores prejudicaram a circulação de ônibus em bairros da Zona Leste – Daniel Landazuri

Apagão em bairros

Moradores de alguns bairros da Zona Oeste de Manaus, como São Jorge, Vila da Prata e Compensa, sofreram com a falta de energia elétrica de 23h desta segunda-feira (11) até a manhã desta terça. Além disso, em parte dos bairros Santo Antônio, Glória e Dom Pedro o problema também foi registrado.

Na ocasião, a empresa divulgou uma nota, no início da madrugada de hoje, justificando o problema. “Ocorreu a atuação de proteção na subestação Compensa, afetando parte da Zona Oeste de Manaus. Após o ocorrido, imediatamente as equipes foram acionadas e 58% da carga foi recomposta, mais precisamente no horário de 00h01. A previsão para que o sistema seja totalmente normalizado é para 1h10”, conclui a nota.

Apesar da previsão estabelecida pela empresa, a falta de energia elétrica continuou em algumas áreas de bairros da Zona Oeste até o início da manhã de hoje.

Isac Sharlon
EM TEMPO

Leia mais:

Temporal deixa vários bairros de Manaus sem energia elétrica

24 ocorrências devido a forte chuva em Manaus

Chuva causa alagamentos, deslizamentos e acidente em Manaus

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir