Sem categoria

Em Manaus, onça que participou do revezamento da Tocha Olímpica é morta com tiro de pistola

A onça ‘Juna’ participou da solenidade do revezamento da Tocha Olímpica na manhã desta segunda-feira (20) - foto: Márcio Melo

A onça ‘Juma’ participou da solenidade do revezamento da Tocha Olímpica na manhã desta segunda-feira (20) – foto: Márcio Melo

A onça-pintada, conhecida como ‘Juma’, que participou da solenidade do revezamento da Tocha Olímpica na manhã desta segunda-feira (20), foi morta após escapar no interior do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).  A informação foi confirmada na tarde de hoje, através de nota enviada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

Segundo o comunicado do CMA, a onça escapou no interior do zoológico do CIGS, que no momento do ocorrido se encontrava fechado, vazio e em segurança.

Conforme a nota, uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes.

Ainda conforme o comunicado, mesmo atingida, a onça deslocou-se na direção de um militar que estava no local. “Como procedimento de segurança, visando proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que matou Juma”.

O CIGS já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.

Confira na íntegra a nota do CMA.

Por equipe EM TEMPO Online

45 Comments

45 Comments

  1. Pingback: Em Manaus, onça que participou do revezamento da Tocha Olímpica é assassinada com tiro de pistola | Olhar Animal

  2. Nika

    22 de junho de 2016 at 14:54

    É impossível nao se revoltar fala sério, o Brasil está construindo muros ao invés de pontes, um animal assim não deveria nem participar desses eventos …porque nao mascotes de pelúcia???
    Qual a lógica de usar …aliás abusar de um animal caramba, muito triste.

  3. Renato de Jesus da Costa Maues

    22 de junho de 2016 at 13:11

    Vê-se um jumento segurando uma tocha, uma onça pintada e palhaços ao fundo.

  4. Marisa Oliveira

    22 de junho de 2016 at 11:46

    Olimpíadas começando com sangue. Além de todos os outros problemas, mais um para nosso rol de VERGONHAS!!! A desculpa é sempre a mesma: para salvar alguém (?). Será que ela realmente atacaria? E o que ela estava fazendo aprisionada? Deveria estar solta e não em um “centro de guerra”. Como alguém comentou, deveriam enfiar esta tocha no rabo de quem atirou, de quem ordenou e do idiota que teve a excelente ideia de levá-la para este lugar. Exército brasileiro, vergonha internacional, junto com os organizadores do circo!

  5. adriano

    22 de junho de 2016 at 08:45

    uma vergonha matar o proprio simbolo

  6. Ricardo bonassi imamura

    22 de junho de 2016 at 00:20

    Esse País com todo seu sistema é um Lixo , toda podridão política devassa a população , e agora assassina um animal que jamais deveria ser palco desta idiotice estúpida ,que nojo!!!

  7. Denise

    21 de junho de 2016 at 23:27

    Esse mundo de faz de contas e uma droga….má copa nos deixou a Zica …..microfefalia mais de 1800criancas inocentes pagam um preço alto e agora essa tocha aí e pura porcaria viu ….temos que viver a realidade e gasta esse dinheiro de olimpíadas com esses bebes vítimas do Zica vírus

  8. CLEUZA MENDES

    21 de junho de 2016 at 22:03

    ESSA TAL DE “OLIMPÍADAS” JÁ COMEÇOU ERRADA ALÉM DE CARREGAR ESSA MALDITA TOCHA PELO BRASIL CHEIA DE LERO – LERO AGORA VEM ESSES IDIOTAS E ACABAM COM A VIDA DA ONÇA. ELA Ñ DEVIA ESTAR ALI SENDO EXIBIDA DEVERIA ESTAR EM SEU HABITAT NATURAL. AGORA POR CAUSA DE MEIA DÚZIA DE SEM O QUE FAZER VAI E MATA O POBRE ANIMAL, ESSA É UMA DAS 1a MORTES QUE ACONTECEU POR CAUSA DESSA TAL DE “OLIMPÍADAS ATÉ O FIM DOS JOGOS VAI MORRER MUITO +. É UMA PENA QUE O BRASIL PAROU NESSA MATANÇA DE ANIMAIS TH VERGONHA DE SER BRASILEIRA….

  9. antonio gomes

    21 de junho de 2016 at 20:30

    Estes polvos ai são unsfilha da puta. , pra todos vcs van toma no zoi do cu de vcs !!
    Policias são umas merdas msm QM fez isso com a onça juma tem que pagar caro muito caro 👿✋😠😠😠😠

  10. EVANGELISTA

    21 de junho de 2016 at 20:27

    Muito triste! Quem deveria peoteger, mata… Que equipe foi esta que não teve a capacidade de mobilizar o animal, fez da dorma mais cruel possível, matar a onça… Sem mais palavras…

  11. Dalisson

    21 de junho de 2016 at 20:21

    Ridículo o que fizeram! Ridículo

  12. Eu

    21 de junho de 2016 at 20:16

    Pega o pobre animal na floresta leva para fazer média com a mídia tirando fotos e em vez de proteger mata o animal o ser humano fdp sem comentários precisa matar o animal esses militares incompetentes que andam armados neste brasil

  13. Luciano Mesquita Oliveira

    21 de junho de 2016 at 19:45

    O primeiro erro ta nas olimpiadas, o nosso pais ñ está preparado p isso, no lugar de gastar milhoes com essa tocha e olimpiadas, investiria esse dinheiro em saúde no nosso pais, pois se ñ ouvesse aqui no Brasil teria em outro pais.
    Esses politicos tem q criar e vergonha.

  14. Luciano Mesquita Oliveira

    21 de junho de 2016 at 19:44

    O primeiro erro ta nas olimpiadas, o nosso pais ñ está preparado p isso, no lugar de gastar milhoes com essa tocha e olimpiadas, investiria esse dinheiro em saúde no nosso pais, pois se ñ ouvesse aqui no Brasil teria em outro pais.

  15. Paloma

    21 de junho de 2016 at 18:04

    Pra que isso! Tiram a onça do seu lugarzinho e depois matam! Que gente sem noção …

  16. André Luis

    21 de junho de 2016 at 17:32

    Parabéns ao exército brasileiro
    Tomara q sua verba seja cortada pela metade, já q essa organização só faz merda.

  17. Barbara

    21 de junho de 2016 at 16:24

    o certo é enfiar a merda da tocha no rabo de toda essa organização.

    • Junior

      21 de junho de 2016 at 19:09

      Quem são os animais nessa história?? Pq não pega essa tocha junta com o resto da olimpíada e mete no rabo desse bando de fdp!! (principalmente os políticos que investe nessas bostas e saúde, educação e segurança nada).

    • Eliene

      21 de junho de 2016 at 22:01

      Povo desgraçado porque não da um tiro na própria cabeça, e faz um favor pro mundo.

  18. Pedro

    21 de junho de 2016 at 15:17

    Já começa errado a coisa pelo fato de querer domesticar e colocar coleira num animal selvagem, ai quando a onça foge do cativeiro, um bando despeparado vai tentar a captura. Só poderia dar merda e só poderia ser no Brasil!

  19. Maurício Botelho

    21 de junho de 2016 at 14:56

    Pela incompetência – em consequência, pois – o comando merece a “medalha do desapreço”.

  20. Aparecida Lefer

    21 de junho de 2016 at 14:50

    Quanta pilantragem com o dinheiro do povo, e o animalzinho tem que pagar o pato. O que tem haver tocha com onça, o organizador desta bosta olimpimpica é que tinha que ser comido pela onça, bando de incopetentes.

  21. Claudio Leon

    21 de junho de 2016 at 14:21

    Somos um pa´s de subdesenvolvidos mesmos, retiramos os animais de seu habitat, por mero prazer e depois dessa sacanagem ainda os matamos. Essa é a mentalidade dos imbecis do Exercito Brasileiro.

  22. Fulano

    21 de junho de 2016 at 13:59

    País ridículo….um LIXO EXTRAORDINÁRIO! Que venha as olimpíadas e com ela a roubalheira e desvios de verbas,propinas etc..assim como foi na copa
    #PAÍSLIXOSACRIFICIODEANIMALINOSCENTE

  23. thiago

    21 de junho de 2016 at 13:31

    porra! sacanagem uma unidade militar o qual fala que a “onça é o seu troféu”, mata a deliberadamente ! triste em ver que exibem um animal e em ignorância e desrespeito a vida selvagem simplesmente o abatem assim… porra EB bizonhou em deveriam pagar 10 sendo que uma vida se foi! me envergonho do ser (des) humano !

  24. Bruno

    21 de junho de 2016 at 12:30

    COMO O SERES HUMANO PODE SER TÃO BURRO ASSIM, E QUEM LEVA A MAL ÉH O INOCENTE DO ANIMALZINHO!!! FOTO RIDÍCULO DA ONÇA AMARRADO NA COLEIRA.. Vai pra pqp da raiva nisso… Triste pela onça

  25. victoria

    21 de junho de 2016 at 12:22

    Nessas horas em que eu mais prezo o estudo , para poder discriminar esse tipo de ser humano ,nojo disso tudo ,o animal não tem culpa de ter mais humanidade do que o ser humano ! #quemtemquemorreréohomem #poisqueminvadiu seuhabitatfomosnós #revoltada

  26. Dhouglas Gonçalves

    21 de junho de 2016 at 11:35

    Nossa, quantos comentários negativos. Uma fatalidade ocorreu pessoal, o batalhão de selva da Amazônia luta para que justamente animais estejam em segurança e longe dos olhos dos caçadores. Ocorreu que Juma, fugiu. A onça é um símbolo dos guerra na selva e venerada pelos militares que fazem esse curso esplêndido. Deve ter havido precipitação? Claro, mas so tenham resquício em falar algo quando uma onça de quase 90Kg estiver vindo em sua direção. Tem comentários aqui que vemos realmente porque alguns seres são tão hipócritas. E outra, essa olimpíada é desnecessário.

  27. Hugo Soregaroli

    21 de junho de 2016 at 11:29

    Uma onça nao agrega nada a un desfile, so substrae. Proteger e restituir ao seu hábitat e o certo. Neste lamentavel caso o erro dos responsáveis foi pago pela com a sua vida…. pela onça……..Vergonha!!!
    Hugo Soregroli

  28. Hugo Soregaroli

    21 de junho de 2016 at 11:27

    Uma onça nao acrescenta nada a un desfile, so substrae. Proteger e restituir ao seu hábitat e o certo. Neste lamentavel caso o erro dos responsáveis, foi pago pela com a sua vida…. pela onça……..Vergonha!!!
    Hugo Soregroli

  29. Alcides Maciel

    21 de junho de 2016 at 11:16

    por quer gastar uma bala em um animal…? por quer nao guardaram essa bala pra ser usada na cabeça daqueles politicos ladrao de Brasilia….

  30. Luiz Moreira

    21 de junho de 2016 at 08:50

    No meu entender esta onça deveria estar em seu habitat natural e não sendo usada como brinquedinho e oncinha de pelúcia para um bando de marmanjos. Não há nada que justifique a presença desta onça aí. Morreu por pura ignorância do ser humano.

  31. Greice

    21 de junho de 2016 at 08:30

    As mortes de animais inocentes seriam preservadas se os seres humanos não os usassem como objetos para exposição. Chega de exploração animal, chega de acharmos que eles estão aqui para nos servir. Este ocorrido é somente mais uma prova de que isto tem que acabar. O ser humano tem que voltar a ser humano.

  32. Pedro

    21 de junho de 2016 at 07:21

    Eu preferia deixar o guardinha morrer do que a onça, ela vale
    Muito maisss !!

    • Jean Carvalho

      21 de junho de 2016 at 09:49

      Se o “guardinha” fosse teu pai, teu filho ou um irmão teu…

      Ah, deixa eu adivinhar: tu provavelmente não daria a mínima do mesmo jeito.

    • Adller

      21 de junho de 2016 at 10:09

      Não é um “guardinha”, é um militar, que arriscaria a vida por ti e pelo teu país, militar que deu duro pra chegar ali, que tem a responsabilidade de criar suas crianças e sustentar a mulher e filhos, reveja seus conceitos antes de vir falar tamanha besteira!

    • Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

      21 de junho de 2016 at 14:44

      Senho Pedro: se foi piada, foi de péssimo gosto! Desde quando se pode considerar desprezível a vida de um ser humamo? Já se vê no diminutivo, neste caso, usado para desvalorizar a pessoa “guardinha”! Não sei quem é o senhor Pedro mas certamente não aprendeu a respeitar as pessoas! Sou a Professora Doutora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani – Médica Veterinária, Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Paraná – Por profissão e por convicções pessoais sou uma grande defensora de animais selvagens sobretudo os ameaçados de extinção mas não vou abdicar do respeito pela vida humana. Antes de falar ou de escrever, a gente deve pensar para não dizer coisas inadequadas!

    • Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

      21 de junho de 2016 at 14:57

      Senhor Pedro: o ser humano passa a ter menos importância que a onça! Já começa pela maneira de se referir ao guarda – neste caso o diminutivo “guardinha” é nitidamente depreciativo. Entre o “guardinha” e a onça ameaçada de extinção fica muito claro quem é mais importante! Se fosse um general talvez merecesse mais respeito mas um ‘guardinha”!!! Sou Médica Veterinária, Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Paraná e grande defensora de Selvagens e de Espécies Ameaçadas de Extinção mas precisamos ter critérios e limites. Antes de falar ou escrever, sempre é bom PENSAR, pensando muitas bobagens deixam de ser ditas e/ou escritas.

  33. Leandro

    21 de junho de 2016 at 05:43

    Maior bestagem.. de ficar andando com uma tocha.. invés de gastar dinheiro atoa, pq não gasta com a saúde e educação, invés de gastar com porra de tocha o país afundando e dinheiro vai e vem com bestagem.

  34. Fábio Luiz Mendes Mulazani

    21 de junho de 2016 at 01:04

    Simplesmente, mataram a #onçapintada que é o animal símbolo do #GuerreirodeSelva, conforme consta na página do #CIGS e do #CMA.
    Lamentavel!
    Mas que selvageria foi esta?
    Foi fatalidade, dirão alguns. Outros, dirão: Não! Foi pra preservar vidas humanas.
    E a vida daquele impotente, mas ao mesmo tempo, temido animal.
    Excesso de confiança? talvez!
    Na verdade, na luta entre a irracional e o racional, perdeu-se a razão do Ser primata Homo Sapiens, este que era pra ser o sábio vivente sobre esta Terra e defender, não só a sua raça, como também, as demais espécies do Planeta.
    Mas o que este Ser, NÓS, mais sabemos fazer de eficiente e eficaz, é destruir, desmatar, invadir, poluir e…MATAR!
    Tudo o que for feito a partir do advento desta ocorrência irresponsável e trágica, não trará de volta a #OnçaLUMA, a mascote, a marionete, o animal de estimação, o bichinho de pelúcia, daqueles infames cuidadores, que tinham sua custódia legal, e tinham por obrigação, prever e precaver-se de quaisquer possíveis destemperos daquele domesticado, porém, sempre selvagem animal.
    Fica aqui meu mais veemente repúdio a este ato hostil e covarde, lamentando pesarosamente, o assassinato da Onça LUMA.
    #Revoltante
    #Repúdio
    #Natureza
    #Greenpeace
    #SalvemOsAnimaisDosHumanos
    #Natureza
    #MeioAmbiente

  35. Moema Gamacho

    20 de junho de 2016 at 23:34

    PRA QUÊ MATAR ?????!!!!
    POR ISSO ESSE PAÍS TÁ NA MALDIÇÃO!
    É TANTA MERDA QUE FAZ QUE NA MERDA FICA !

  36. Jose carlos

    20 de junho de 2016 at 22:54

    Infelizmente tem certas coisas que nao dá para entender por que envolver o animal nesse evento?
    Já bastavam as caricaturas que carregaram a tal tocha “ícones” desse estado!
    E para rir. Isso nao acrescenta.
    Se nao fosse trágico o fim.
    Ela nao merecia isso!

  37. Viviana

    20 de junho de 2016 at 20:58

    Meu Deus quem vai se responsabilizar pela morte da onça? ? Alguém tem que pagar, afinal solenidade não é lugar de onça, jaula não é lugar de onça, quando vão deixar esses animais em paz? Quando matarem todos?

  38. carla cristina zamboli

    20 de junho de 2016 at 20:48

    muito triste , na minha opinião ela deveria estar na mata seu habitat natural e não num zoológico para divertir a pior espécie de todas os humanos…

    • Barca Furada

      21 de junho de 2016 at 19:14

      Falando mau da própria espécie que é você.
      Fico Rindo das pessoas falando mau dos “humanos” sendo que elas mesmas são “humanos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir