Dia a dia

Em Manaus, mototaxistas participam de novo treinamento para o trânsito seguro

Desde o ano passado, o curso de qualificação voltado para mototaxistas tem sido disponibilizado semanalmente aos profissionais legalizados - foto: divulgação

Desde o ano passado, o curso de qualificação voltado para mototaxistas tem sido disponibilizado semanalmente aos profissionais legalizados – foto: divulgação

Em alusão ao dia do motociclista, celebrado nesta quarta-feira (27) uma programação especial foi dedicada aos profissionais legalizados pela Prefeitura de Manaus, no Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH), Novo Aleixo, zona Norte. Mais de 130 profissionais compareceram ao CETH para participar de aula prática de pilotagem, palestra educativa e orientações de trânsito seguro.

A palestra ‘Condutor Consciente’ ministrada pelo educador de trânsito do Manaustrans, Francisco Rodrigues, orientou os participantes sobre a importância da utilização correta do capacete, os riscos de trafegar sobre o passeio ou de realizar manobras proibidas pela lei, ressaltando sempre que a possibilidade de evitar acidentes precisa ser o principal objetivo de quem cumpre as normas do CTB.

“Nosso principal objetivo sempre vai ser preservar a vida. As palestras são voltadas para o trânsito seguro, o uso correto dos itens obrigatórios como  capacete e a obediência às normas de trânsito. Por isso vamos continuar com esse trabalho de conscientização e orientação aos motociclistas”, destacou Rodrigues.

Na aula prática de pilotagem, ministrada pelos educadores do CETH, os mototaxistas puderam aprender técnicas de frenagem de emergência, postura de pilotagem, dinâmica de curva, além da observância quanto a calibragem dos pneus, regulagem da corrente e a utilização do capacete e demais equipamentos de segurança.

O mototaxista Jorge Correa, 38 anos, selecionado na última licitação realizada pela Prefeitura de Manaus, já participou duas vezes do curso e afirma ter se aperfeiçoado como profissional após o treinamento. “Aprendi a ter mais respeito com todos os que estão no trânsito. Antigamente eu era muito estressado hoje conduzo a moto com mais tranquilidade, procurando evitar qualquer conflito. Sou um profissional melhor depois desse treinamento. Toda vez que tiver, vou fazer”, afirmou.

Desde o ano passado, o curso de qualificação voltado para mototaxistas tem sido disponibilizado semanalmente aos profissionais legalizados, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e empresa Moto Honda da Amazônia, com a finalidade de auxiliar na formação dos mototaxistas legalizados, sendo uma das ações projeto “Vida no Trânsito”. O treinamento inclui aulas teóricas e práticas, com enfoque na condução segura do veículo, postura profissional, noções de primeiros socorros e atendimento ao cliente.

O diretor de Transportes Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Thiago Balbi, destaca como o treinamento beneficia o exercício da atividade de mototáxi. “No trânsito, a moto está numa posição mais vulnerável em relação aos demais veículos. Os treinamentos dados preparam os profissionais a lidar com dificuldades encontradas no dia a dia, ajudando-os a prevenir acidentes. Com isso ganha não apenas o mototaxista, mas também o passageiro que utiliza o serviço”, afirmou.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir