Sem categoria

Em Manaus, incêndio atinge agência da Caixa Econômica Federal, na Compensa

O sinistro teve início por volta das 5h e causou muita fumaça – foto: divulgação

O sinistro teve início por volta das 5h e causou muita fumaça – fotos: Ione Moreno

Um incêndio atingiu no início da manhã desta quarta-feira (24) uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada na avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste de Manaus.

O sinistro teve início por volta das 2h e afetou principalmente a parte superior do prédio, nas proximidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Uma grande cortina de fumaça se formou, chamando a atenção de quem passava pelo local no horário.

Policiais da 8ª Companhia Interativa Comunitária, que faz patrulhamento na área, avistaram as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros.

Conforme o tenente Marco Antônio Gama, a primeira viatura dos bombeiros a chegar ao local teve algumas dificuldades, devido ao banco estar fechado em sistema eletrônico.

“A segurança chegou e fez o desligamento via satélite para que pudéssemos entrar e fazer a exploração. Como tinha muita fumaça, demorou um pouco para acharmos o foco, que ficava nos fundos das instalações do prédio. Depois as chamas se esconderam pelo forro, o que causou certa dificuldade”, explicou.

O bombeiro acrescentou ainda que foi preciso fazer uma intervenção na lateral do prédio. As chamas foram controladas por volta das 7h, quando teve início o trabalho de rescaldo do incêndio. Ninguém ficou ferido. O fornecimento de energia elétrica foi desligado nos arredores da área.

incêncdio CEF 2

“Arrombamos uma das paredes para conseguir acessar o foco do incêndio. Depois de controladas as chamas principais, iniciamos o trabalho de rescaldo para evitar que o fogo se alastrasse para a área de arquivo e agravasse ainda mais a situação”.

Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estiveram no local para ajudar a controlar o tráfego, que também foi afetado, registrando retenção no sentido bairro-Centro.

Risco

Ainda de acordo com o tenente Gama, a estrutura do prédio sofreu muito com o calor e está colapsada, mas, a princípio, não corre risco de desabamento, porém, é preciso que haja uma avaliação mais técnica, por parte de um engenheiro especialista. Em relação às causas do incêndio, os bombeiros disseram que somente uma perícia poderá determiná-las.

O major do Corpo de Bombeiros Clóvis Júnior, oficial superior de dia, informou que foram movimentados 21 homens da corporação, em cinco viaturas operacionais. Ele acrescentou que a maior preocupação da equipe é com a parte de trás da agência, onde há muito papel e materiais de fácil combustão.

 

“Mantivemos uma equipe para fazer o isolamento da estrutura da lateral direita do prédio, onde fica o PAC, e a parte esquerda, onde fica a prefeitura”, explicou.

Por conta do sinistro na agência da Caixa, o PAC da Compensa não vai funcionar durante esta quarta-feira.

Caixa 1

Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou que está contribuindo com as investigações das autoridades competentes e que, “devido ao incidente, as atividades da agência Compensa estão temporariamente suspensas”.

A nota esclarece ainda que “os clientes da agência danificada poderão dirigir-se às agências Boulevard, Franceses, Teatro Amazonas e Vitória Régia, que estão com atendimento reforçado, em função do ocorrido”.

“Além das agências citadas, os clientes também podem ser atendidos por meio da rede de correspondentes lotéricos da região”.

 

Por Yndira Assayag (equipe EM TEMPO Online)

Com informações de Mara Magalhães

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir