Dia a dia

Em Manaus, FCecon realiza evento para atualização profissional

Cerca de 80 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde, participaram do evento voltado ao aperfeiçoamento profissional – foto: divulgação

Cerca de 80 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde, participaram do evento voltado ao aperfeiçoamento profissional – foto: divulgação

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promoveu, esta semana, mais uma ‘Quarta Científica’, atividade que objetiva trabalhar, por meio de encontros e palestras, a multidisciplinaridade da oncologia, além de promover a atualização profissional.

Cerca de 80 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da saúde, participaram do evento gratuito, que teve a duração de quase uma hora e teve como tema a utilização de droga específica para o controle da dor em paciente com câncer ou em situação de pós-operatório.

A palestra, que aconteceu na sede do hospital – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus –, foi conduzida pelo médico anestesiologista Dr. Mauro Araújo, que atua em Belém e veio a Manaus a convite da unidade hospitalar.

Ele falou sobre a “dor em paciente oncológico e em pós-operatório em manuseio do Parecoxib”, medicamento administrado em parte dos pacientes em tratamento na unidade hospitalar.

As características do tratamento, bem como os efeitos colaterais e benefícios, foram alguns dos assuntos abordados pelo especialista.

Tema

Esta foi a terceira edição do evento, que tem atraído centenas de pessoas ao longo dos últimos cinco anos. “No evento anterior, somamos quase 100 pessoas na palestra do ortopedista Rodrigo Polo, que falou sobre osteossarcoma, um dos tumores ósseos mais comuns entre os portadores da doença”, explicou a enfermeira Júlia Mônica Benevides, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, vinculado à Diretoria de mesmo nome.

“Desta vez, recebemos participantes de Manaus e um grupo de alunos de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), que fazem curso técnico de enfermagem no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e no Centro Educacional Guarany, e estavam sob a orientação da professora Ana Lúcia Costa”, completou. A próxima atividade está programada para o dia 15 de julho e terá como tema “As alterações cardíacas dos pacientes oncológicos”.

Projetos acadêmicos

A FCecon divulgou, nesta terça (17), a lista com os 41 acadêmicos selecionados para participar da 5ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da instituição. A atividade, que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), tem por objetivo fortalecer a área científica, incentivando o ingresso de acadêmicos das mais diversas áreas no meio, e contribuindo diretamente para a melhoria da assistência em oncologia, já que a unidade hospitalar é referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

Os bolsistas iniciarão as pesquisas em agosto deste ano, com duração de 12 meses. Os trabalhos serão desenvolvidos dentro da FCecon, com o apoio de 12 doutores e 18 mestres, todos pesquisadores da unidade hospitalar. Os artigos finais serão publicados em revistas da área, uma exigência para a conclusão do processo. A listados aprovados está disponível no www.fcecon.am.gov.br.

Por Equipe EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir