Sem categoria

Em Manaus, Dia ‘D’ de imunização contra a gripe inicia hoje

O total de 962 postos de vacinação espalhados por Manaus estarão oferecendo a vacina contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, neste sábado – foto: Marcelo Camargo/ABr

O total de 962 postos de vacinação espalhados por Manaus estarão oferecendo a vacina contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, neste sábado – foto: Marcelo Camargo/ABr

Com a expectativa de imunizar 396.970 pessoas até o dia 20 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia oficialmente, na manhã deste sábado, o Dia ‘D’ de mobilização da 18ª Campanha Nacional contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Mais de 960 postos de vacinação estarão espalhados em todas as zonas geográficas de Manaus, para atender a população.

A abertura será realizada pelo prefeito de Manaus, Artur Neto, e o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, a partir das 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gebes Medeiros Filho, no bairro Jorge Teixeira 2, na Zona Leste.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandez, informou que as equipes serão distribuídas em vários postos de saúdes, e áreas de grande movimentação de pessoas, além de agentes que farão a distribuição da vacina pelas ruas.

Segundo ela, as vacinas serão disponibilizadas somente para crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos a pelo menos 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais, e índios que sejam assistidos pela Secretaria de Assistência Indígena.

“Estaremos atendendo somente a classe de pessoas que foram definidas pelo Ministério da Saúde. Além de crianças, grávidas e idosos, a vacina também será oferecida para pessoas que possuem algum problema cardíaco, neurológico, diabético e renais crônicos. Para receber o atendimento, é necessário que a pessoa apresente um documento de identificação. Os serviços serão realizados na capital e na zona rural de Manaus”, informou Isabel.

De acordo com a Semsa, mais de 4,5 mil profissionais de saúde farão o atendimento da população. Em Manaus, o público alvo para a imunização está estimado em 396.970 pessoas e a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 80% desse total durante o período da campanha, que será encerrada no dia 20 de maio.

Quatrocentas mil doses da vacina foram distribuídas aos cinco distritos de saúde (Disas), responsáveis pelo abastecimento dos mais de 900 postos de vacinação que estarão em funcionamento durante a campanha.

Por Bruna Amaral

Por O total de 962 postos de vacinação espalhados por Manaus estarão oferecendo a vacina contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, neste sábado – foto:

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir