Sem categoria

Em Manaus, cristãos celebram o tradicional Domingo de Ramos

Neste domingo em especial, toda família cristã é convidada para celebrar a entrada triunfal de Cristo na cidade Santa - foto: Marcio Melo

Neste domingo em especial, toda família cristã é convidada para celebrar a entrada triunfal de Cristo na cidade Santa – foto: Marcio Melo

O tradicional Domingo de Ramos, que marca para a comunidade cristã  o início da Semana Santa, foi celebrado na manhã deste domingo (20), em Manaus, por milhares de fiéis. A data representa a passagem de Cristo pela cidade de Jerusalém, segundo explicou o padre Charles Cunha, que presidiu a primeira missa do dia, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Neste domingo, em especial, toda família cristã é convidada para celebrar a entrada triunfal de Cristo na cidade Santa. Essa primeira celebração significa o momento em que Cristo viveu uma das missões mais difíceis da sua trajetória, que foi levar a graça de Deus para a cidade de Jerusalém, comentou padre Charles.

“Quem ama enfrenta tudo, quem ama suporta tudo. Então essa primeira celebração recorda a passagem de Cristo por Jerusalém para anunciar o nosso Deus. Seus passos, suas dificuldades e a rejeição do povo com Ele. Neste período de sete dias, os cristãos devem intensificar as orações, são convidados a rezarem mais, a fazerem penitencias, o jejum da Sexta-feira Santa e claro buscar maior intimidade com Deus. É uma forma de retiro até o domingo de Páscoa, quando comemoramos a ressureição”, ressaltou.

A celebração é conhecida também pela distribuição de folhas de palmeiras, símbolo que representa a vitória do filho de Deus sobre a morte e o pecado. De acordo com as doutrinas da igreja Católica, os ramos representam ainda as lembranças do batismo, a confirmação como defensores da fé e dos mandamentos de Deus.

Praticante das tradições católica, a dona de casa Maria Thomaz, 60, disse que sempre esteve presente em todas as celebrações do Domingo de Ramos e acredita que está data, assim como o domingo de Páscoa é para a igreja católica o maior símbolo da ressurreição.

“Hoje, nós celebramos a passagem da vida, a vitória de Cristo contra a morte, contra todo o mal. Neste domingo, podemos vivenciar o amor de Jesus por nós, pois foi neste período que Ele decidiu entregar a sua própria vida para nos Salvar. Eu faço questão de todos os anos estar presente na primeira missa do dia, adorando meu Senhor e agradecendo tudo que ele fez por nós até aqui”.

Já para a colaboradora paroquial, Raimunda Nonata dos Santos, o Domingo de Ramos representa também o perdão, a compaixão e a caridade. Ela destaca que os cristãos católicos devem a partir de hoje, viver o amor do Cristo ressuscitado. “Este domingo marca a abertura da semana de reconciliação com seu próximo, uma semana de reflexão dos nossos atos como filhos de Deus, pois uma das maiores mensagens que Jesus nos deixou foi justamente o amor para com o nosso irmão. Teremos setes dias de orações, de penitencias, de jejum e principalmente arrependimentos dos nossos pecados. Esta com certeza é a semana mais abençoado do ano”, finalizou.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir