Cultura

Em Itacoatiara, ‘Dib Barbosa’ é fechado por tempo indeterminado

O cinema foi reinaugurado no dia 18 de dezembro de 2009, e desde então eram exibidos filmes internacionais e nacionais, sucessos de bilheteria - foto: divulgação

O cinema foi reinaugurado no dia 18 de dezembro de 2009, e desde então eram exibidos filmes internacionais e nacionais, sucessos de bilheteria – foto: divulgação

Moradores do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) ficam sem o “Cine Theatro Dib Barbosa” por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pelo proprietário do local, Júlio Dib, que em abril comunicou o fechamento à Agência Nacional de Cinema (Ancine). O motivo do encerramento das atividades de exibições cinematográficas foi a falta de público, além do crescimento da pirataria no município.

O cinema foi reinaugurado no dia 18 de dezembro de 2009, e desde então eram exibidos filmes internacionais e nacionais, sucessos de bilheteria. Porém, quando estes chegavam ao município, logo eram “pirateados” e vendidos a pequeno custo, o que incentivou a falta de público no local. A situação se agravou por falta de patrocínio, pois o estabelecimento era mantido com recursos próprios desde sua reinauguração.

Os filmes eram exibidos através de projeções de 35mm e, segundo o proprietário, através de patrocínio seria possível digitalizar a sala de exibição, que atualmente dispõe de 200 lugares.

Dib disse que está aberto a parcerias a fim de reabrir o cinema, único no interior do Estado do Amazonas, pois, segundo ele, é importante para um município carente desse tipo entretenimento.

O “Cine Theatro” também é responsável pelo evento “Banda do Cinema do Dibão”, sucesso há cinco anos, e que no Carnaval deste ano homenageou o artista plástico e curador do Paço da Liberdade, Óscar Ramos. O Cine Theatro está localizado na Avenida Ruy Barbosa, 595, no Centro de Itacoatiara.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir