Economia

Em Dia de festa, mais de 1.800 trabalhadores do PIM participam dos jogos do SESI

De acordo com o SESI, cerca de 1.800 trabalhadores participaram da festa - foto: divulgação

De acordo com o SESI, cerca de 1.800 trabalhadores participaram da festa – foto: divulgação

Os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) ganharam festa antecipada pelo Dia do Trabalho, nesta quinta-feira (30), com a abertura oficial dos Jogos SESI 2015, no Clube do Trabalhador do Amazonas, no São José. Das 121 empresas inscritas na competição, 20 participaram do desfile inaugural, com direito a disputa entre delegações e torcidas, o que transformou o Ginásio Poliesportivo Domício Velloso, do Clube, na animada praça da confraternização dos industriários. De acordo com o SESI, cerca de 1.800 trabalhadores participaram da festa.

Ao declarar aberta, a 15ª edição dos Jogos SESI na fase iniciada em 2001, o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Genoir Pierosan, disse que os jogos representam uma importante vitrine do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria, o SESI, ao proporcionar às empresas industriais a oportunidade de oferecer mais qualidade de vida para seus trabalhadores.

Na solenidade de abertura, após o Hino Nacional, o trabalhador Sérgio Montenegro, da Manaus Ambiental, acendeu a pira olímpica dos jogos e conduziu o juramento do atleta, em que todos os participantes se comprometem com o chamado “jogo limpo”, o fair play, durante a competição.

Neste ano, as 121 empresas participantes vão disputar em 12 modalidades esportivas – três a menos que na edição anterior. São elas: futebol sete máster, futebol sete principal, futsal, futebol de campo, vôlei de quadra, vôlei de praia, softball, atletismo, xadrez, tênis de mesa, tênis de quadra e natação.

De acordo com o regulamento, criado pelo SESI em conjunto com as próprias empresas, são obrigadas a apresentar suas delegações no desfile de abertura as que se inscreveram para participar dos Jogos em cinco ou mais modalidades. A participação no desfile temático é facultativa.

Com o ginásio tomado pelas torcidas organizadas, portando faixas, bandeiras, pompons e tubos de confete colorido, o desfile teve início com os alunos da Escola SESI de Karatê, que representaram as demais escolas esportivas do SESI e fizeram uma demonstração de posições do katar.

Ponto alto

Um dos pontos altos do desfile foi o abre-alas da Moto Honda da Amazônia, uma das maiores delegações presentes, que trouxe exemplares do principal produto da indústria, possantes motocicletas capitaneadas por um quadricíclo. De acordo com o funcionário Raimundo Belo, 35, orgulhoso condutor do veículo no desfile, a Honda produz atualmente em média 40 desse tipo de carro por dia.

Com mais de 5 mil trabalhadores do PIM envolvidos, os Jogos SESI serão disputados ao longo dos próximos quatro meses nas arenas esportivas do Clube do Trabalhador do SESI, que dispõe de campo de futebol, dois ginásios poliesportivos, quadras para a prática do vôlei de praia, quadra de tênis e piscina olímpica entre outras arenas.

Desfile temático

A partir do tema “Sustentabilidade do Meio Ambiente – Contribuindo para o Desenvolvimento do Esporte”, seis empresas participaram do desfile competitivo e foram julgadas por uma banca formada por Adriano Rodrigues Alves, professor de artes cênicas; Fredson de Souza Ferreira, professor de educação física, e Ellen Janaína Gualberto de Paiva, professora de dança.

Na competição pela melhor torcida, a empresa Whirlpool Eletrodomésticos AM S.A foi a campeã, seguida pelo Grupo TPV, em 2º lugar, e a Microsoft Mobile Tecnologia Ltda, em 3º. Para os jurados, o melhor desfile foi do Grupo TPV, ficando em 2º a Philco Eletrônicos S/A, e em 3º a PST Eletrônica Ltda.

Ao som da música “Gordinho gostoso” da banda Luxúria, a equipe da TPV entrou no ginásio levantando o público presente com a apresentação de aproximadamente 100 trabalhadores-atletas. De acordo com coordenadora da equipe e analista de Recursos Humanos, Talita Lourenço, os trabalhadores ensaiaram aproximadamente um mês para a apresentação, todos com muito entusiasmo, dedicação e motivação. “A coreografia foi feita pelos próprios empregados, sem nenhuma contratação adicional. Os ensaios aconteciam após o horário de trabalho e a empresa nos ajudou com os custos de camisas e material de apresentação, além de fornecer condução para que nossa torcida comparecesse e prestigiasse o evento conosco”, frisou Talita.

Já a segunda colocada, a empresa Philco Eletrônicos S/A, entrou com aproximadamente 60 atletas, com músicas da atualidade e apresentação voltada ao tema proposto pelo evento. O ensaio dos atletas participantes da abertura foi realizado duas horas antes do evento. “Nossa apresentação é simples, mas o importante é a garra e a vontade de todos em participar”, disse o coreógrafo e testador do setor de ar-condicionado externo da Philco, Alexandre Oliveira.

Diretores participam

O gerente de produção do Grupo TPV, George Dantas, revela que a empresa sempre participa dos Jogos SESI, incentivando os funcionários a se envolverem nas competições. Dentre as modalidades que despertam maiores interesses dos trabalhadores da TPV estão atletismo, tênis de mesa e futebol. “Quando se fala em participar dos Jogos SESI há um comprometimento de nossa equipe, querendo preencher com mais troféus e medalhas uma sala na empresa que temos para expor o que ganhamos nessas competições. A integração é tanta que para esse desfile, mais de 70 colaboradores dedicaram quase dois meses de ensaio com o objetivo de superar o resultado do ano passado, que ficamos no 3º lugar”, destacou Dantas.

Os trabalhadores da Microsoft Mobile eram só alegria na abertura dos Jogos. Segundo a gerente de Recursos Humanos da empresa, Marília Ruozzi, cerca de 250 funcionários estavam presentes no Clube do Trabalhador. Ruozzi destacou que o evento traz entrosamento ao grupo de funcionários que além de aderir a um modelo de vida mais saudável com o exercício físico também tem a oportunidade de se divertir na abertura dos jogos com os colegas de trabalho. “A Microsoft desenvolve programas de qualidade de vida e o esporte é um tema sempre abordado para estimular o trabalhador a aderir a um esporte, conscientizando-os sobre a importância dessa prática para a saúde”, disse a gerente.

Atletas de ponta

Medalha de bronze nos Jogos Nacionais de 2014, em Belém (PA), na prova de 50m borboleta, o nadador Sérgio Montenegro, 39, disse que é gratificante ter sido escolhido para acender a tocha olímpica e fazer o juramento de atleta na abertura dos Jogos SESI. “Todos querem, mas só um atleta é escolhido”, disse.

Montenegro pratica natação há 20 anos e passou por outras modalidades, como o futebol. Ele treina duas horas por dia na piscina da Vila Olímpica de Manaus, onde faz um aquecimento de 400 metros, além de treinar fundamentos, como pernada e braçada.

Para o atleta, o esporte contribui na elevação da qualidade de vida, na integração entre trabalhadores e na produtividade na empresa.

Fiscal de campo

A atleta Bárbara Letícia, da Salcomp, 23, é polivalente, participando de três modalidades esportivas dos Jogos SESI: futebol sete, atletismo e futsal. Bárbara disse que gosta de participar de todas as modalidades, mas que o futsal é sua paixão, e que há quatro anos participa dos Jogos SESI. No seu currículo constam várias conquistas, como bicampeã nos Jogos Estaduais e medalha de bronze nos Jogos Nacionais de 2014, disputados em Belém, na modalidade futsal.

 

Com informações da assessoria

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir