Sem categoria

Em alta, venda de usados atrai compradores do Amazonas

ECO_-B1_-VENDA-INTERNET_-IONE-MORENO-(2)

Sites especializados no comércio desses produtos registram aumento nos lucros, enquanto clientes economizam em 50% – foto – Ione Moreno

 

Seguindo uma tendência nacional, o comércio de produtos usados pela internet está em expansão no Amazonas.

Segundo o relatório do site de compras OLX, somente em 2015, o comércio de usados movimentou mais de R$ 70 bilhões no país. Roupas, móveis e eletroeletrônicos estão entre os itens mais oferecidos pelos vendedores.

Exemplo dessa expansão é o que ocorreu na última sexta-feira (12), quando foi registrado o anúncio na internet de quase 700 mil produtos voltados, exclusivamente, para os consumidores de Manaus.

O aumento da procura pelos itens usados ocorre, principalmente, pelo preço baixo. Compradores chegam a economizar até 50% com relação a produtos oferecidos em lojas físicas da cidade.

 

Anunciantes

Assim como a plataforma do OLX, anunciantes procuram inúmeras formas para divulgar seu produto, como o Mercado Livre e até mesmo grupos em redes sociais, como o Facebook e Instagram.

De acordo com o anunciante de um site de compra e vendas de produtos usados, o estudante Gabriel Bandeira, 21, a vantagem de vendas em sites próprios ou redes sociais é garantida, além da comodidade, que fizeram com que ele publicasse o anúncio sem sair de casa. “Quero vender um celular por R$ 1.550. Usei pouco, ele está praticamente novo, apenas com um pequeno trincado na tela e, por este motivo, estou vendendo. Espero encontrar logo um comprador”, ressalta.

Na maioria das vezes, os sites dividem os produtos em categorias para que o vendedor ou o comprador filtrem sua procura, ou então, direcionem ainda as vendas.

No Mercado Livre, por exemplo, é possível encontrar itens distribuídos em acessórios para veículos, animais, arte e artesanato, brinquedos e hobbies, eletrodomésticos, games, informática, joias, livros, além de itens para casa e decoração.

 

Redes sociais

Somente em uma comunidade do Facebook, denominada Classificados AM, mais de 164 mil membros fazem parte do grupo. Eles anunciam vendas ou interesses de compra, com publicação de fotos e ou anúncios publicitários.

 

Por Luis Henrique Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir