Cultura

Em 2015, fãs têm motivos de sobra para comemorar o ‘Star Wars Day’

Fãs da saga ‘Guerra nas Estrelas’, criada por George Lucas nos anos 70, estão com motivos de sobra para comemorar 2015. Afinal, neste ano eles estão vendo a materialização de algo que nem os mais entusiasmados podiam cogitar no início deste século: o episódio 7 da saga chega aos cinemas do mundo todo em dezembro deste ano.

As comemorações devem se concentrar nesta segunda-feira: afinal, em 4 de maio já é oficialmente comemorado o Star Wars Day – que, como acontece há alguns anos, também é festejado no Brasil.

A escolha da data vem de um infame trocadilho em inglês, misturando a pronúncia de ‘4 de maio’ (‘May the fourth’) com a bênção que os guerreiros sagrados da série de filmes dão uns aos outros, ‘que a Força esteja com você’ (‘may the Force be with you’).

As origens da brincadeira linguística remetem à chegada de Margareth Thatcher ao poder em 1979. O partido conservador inglês saudou a Dama de Ferro com um anúncio no jornal ‘London Evening News’ no dia de sua posse como primeira ministra inglesa, em 4 de maio. Eles publicaram uma saudação que fazia alusão ao filme de maior sucesso no final daquela década: ‘May the fourth be with you, Maggie’.

4 DE MAIO

O ‘4 de maio’, portanto, aumenta as expectativas em relação a mais revelações sobre o próximo episódio da saga. O dia já começou com o anúncio que o oitavo longa da série será filmado na Inglaterra e dirigido pelo norte-americano Rian Johnson – que assinou três dos melhores episódios de ‘Breaking Bad’ e o filme ‘Looper: Assassinos do Futuro’, de 2012. O longa estreia apenas em 2017.

Aproveitando as comemorações, a revista ‘Vanity Fair’ estampou a nova dupla de protagonistas Rey e Finn ao lado dos velhos conhecidos Han Solo e Chewbacca, além do simpático robozinho BB8, na capa de sua edição de junho, fotografados por Annie Leibovitz, uma das maiores retratistas de sua geração.

A publicação promete ainda extras com o elenco de ‘Star Wars 7’ em seu site. O primeiro deles, um vídeo dos bastidores do ensaio com Leibovitz, foi divulgado no domingo.

E não são apenas novidades oficiais: na Austrália, um grupo de fãs construiu uma réplica gigante da nave Falcão Milênio usando blocos de Lego.

No Brasil, há ao menos dois grandes encontros de fãs da saga programados para o 4 de maio: em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 19h30, e no Rio de Janeiro (Livraria Cultura Cine Vitória, no centro, às 19h30). Nos dois eventos, haverá bate-papos sobre o novo filme com presença de especialistas. No shopping Villa-Lobos há uma exposição de capacetes dos soldados do Império (os stormtroopers) customizados por artistas brasileiros.

A data de lançamento do primeiro ‘Guerra nas Estrelas’, em 25 de maio, também é comemorada anualmente, mas devido ao fato de coincidir com o ‘dia da toalha’ (instituído duas semanas após a morte do escritor inglês Douglas Adams, o criador da série de livros ‘O Mochileiro das Galáxias’) e com o ‘glorioso 25 de maio’ – da série ‘Discworld’, do autor inglês Terry Pratchett, morto em março –, a data é comumente referida como ‘o dia do orgulho nerd’.

STAR WARS DAY NO BRASIL
Em São Paulo
QUANDO seg. (4), às 19h30
ONDE Livraria Cultura do Conjunto Nacional, av. Paulista, 2.073, Cerqueira César, tel. (11) 3170-4033
QUANTO grátis

No Rio
QUANDO seg. (4), às 19h30
ONDE Livraria Cultura – Cine Vitória, r. Senador Dantas, 45, centro, tel. (21) 3916-2600
QUANTO grátis

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir