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Eixo Multimodal Manaus-Manta pode diminuir, em 10 dias, transporte de produtos brasileiros até o Pacífico

As exportações e importações com a América do Sul e Ásia são realizadas por meio do canal do Panamá – foto: divulgação

As exportações e importações com a América do Sul e Ásia são realizadas por meio do canal do Panamá – foto: divulgação

Durante sua primeira visita oficial ao Equador, onde participou da 4ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a presidente Dilma Rousseff se reuniu, em Quito, com o presidente equatoriano, Rafael Correa. Na pauta do encontro estava o intercâmbio comercial bilateral entre os dois países e projetos como a criação do Eixo Multimodal Manta-Manaus, que vai ligar, por meio de portos e rodovias, a Amazônia brasileira ao Pacífico equatoriano.

A expectativa do governo brasileiro é que com o Eixo Multimodal Mantas-Manaus será possível reduzir em até dez dias o tempo necessário para o transporte de produtos até o Oceano Pacífico, em comparação com a via do canal do Panamá, além de abrir outras possibilidades de comércio para os dois países, tanto na América do Sul quanto na Ásia.

A notícia foi bem recebida em solo amazonense. Procurada pela reportagem de EM TEMPO, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) lançou nota comentando o projeto. “A questão logística é fundamental para o desenvolvimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Manta é o porto da América Latina mais próximo da Ásia. A interligação entre Manaus e a cidade portuária de Manta, na província de Manabí, no Equador, com eixo multimodal, é tida como alternativa ao canal do Panamá para o comércio entre a América do Sul e a Ásia”, diz a nota.

“Essa via seria uma alternativa muito interessante. Um acesso ao Pacífico por um país vizinho geraria uma via a mais para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) não apenas descarregarem sua produção como também importarem insumos. Hoje, boa parte deles tem apenas como origem o Atlântico. Isso sem contar com a possibilidade de comércio e turismo com a região de Manta”, explicou Wilson Périco, presidente da Confederação das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam).

Menos tempo
A possível redução em até dez dias para o transporte de produtos até o Oceano Pacífico, e abertura de novas possibilidades de comércio para a América do Sul e Ásia, é uma vantagem bem percebida pela Suframa. “A vantagem, portanto, é que o funcionamento do eixo Manta-Manaus permitiria, por exemplo, o transporte de produtos fabricados no PIM ao continente asiático com redução de prazo em relação ao transporte feito pelo canal do Panamá, que é a atual rota para o Pacífico. Além de facilitar a exportação de produtos brasileiros, a rota também possibilitaria um incremento no comércio entre Equador e Brasil”, afirmou a autarquia em nota.

O embaixador do Brasil no Equador, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, informou que o Eixo Multimodal Manta-Manaus proporcionará a exportação dos produtos brasileiros, principalmente da Região Norte, para o Equador, Peru e Colômbia. “Um projeto importante que está na pauta permanentemente é o eixo logístico de Manta, um porto do Pacífico equatoriano, com Manaus, envolvendo estrada, porto marítimo, porto fluvial, hidrovia e um percurso longo até Manaus. Esse Eixo Manta–Manaus, no caso do Equador, na relação de integração com o Brasil, é talvez o projeto mais importante que está e estará na pauta prioritária de nossa relação bilateral”, disse.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em 2015 as trocas comerciais com o Equador alcançaram US$ 783 milhões. As exportações brasileiras somaram US$ 665 milhões, enquanto o Equador exportou produtos no total de US$ 118 milhões.
Em entrevista publicada pelo jornal “El Comercio”, do Equador, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância da união entre os países da América Latina para superar o atual cenário econômico. Ela afirmou que a retomada do crescimento e a estabilidade são fundamentais para o Brasil.

Por Fred Santana

 

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