Mundo

Efeito dominó: mulher se desequilibra durante ‘selfie’ e derruba mais de 10 obras de arte em museu; veja vídeo

 

7u6Tenha cuidado ao fazer uma selfie -principalmente se estiver em um museu. Talvez esta tenha sido a principal lição que uma mulher aprendeu ao visitar uma instalação artística em Los Angeles, nos EUA, chamada de “14th Factory”.

Como mostra a gravação captada pela câmera de segurança do local -e que circula em redes sociais-, ao se agachar para fazer uma fotografia, a visitante se desequilibrou e derrubou a coluna que estava atrás e que suportava uma coroa, objeto de exposição.

Não bastasse a gafe por si só, o constrangimento da mulher, que não teve sua identidade revelada, foi “ampliado”.

Isca de selfie

É que a queda da primeira estrutura desencadeou um efeito dominó e outras colunas, dispostas bem próximas umas das outras, também caíram. O jornal americano “The New York Times”, ao relatar o ocorrido, disse que os tais pedestais eram a “própria definição de uma isca para selfies”.

Como o caso ganhou repercussão mundial -o que acabou dando visibilidade à exposição-, especulou-se que tudo não passava de uma jogada de marketing.

“foi claramente um acidente”

Na página da mostra na rede social Facebook, Simon Birch, o artista responsável pela exposição, disse que “foi claramente um acidente”.

“Sem fins lucrativos, não temos orçamento para muitos funcionários ou segurança. […] Ela ficou horrorizada, super aborrecida e pegamos seus dados, mas decidimos não agir pois foi claramente um acidente e ela é estudante”.

Segundo, Birch, a maioria das coroas foi recuperada, embora algumas ainda estejam em processo de recuperação -e talvez possam ficar “permanentemente destruídas”. “O valor no mundo da arte é uma coisa complicada”, disse.

Ao veiculo de imprensa dos EUA, Birch disse que o prejuízo foi estimado em US$ 200 mil (R$ 637 mil).

Exposição inesperada

Ainda de acordo com o texto de Birch, ao cobrir o incidente, quase ninguém mencionou as outras instalações da exposição. “Mas tudo bem e, embora tenha sido um evento infeliz, estamos gratos pela exposição inesperada. […] Felizmente a ’14th Factory’ tem sido um enorme sucesso. É um exemplo maravilhoso do poder das mídias sociais pois como mal tínhamos qualquer orçamento para marketing, elas eram nossa única maneira de atrair audiência. Portanto, não há queixas”.

FolhaPress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir