barra portal

Classificados

emprego botao
imoveis botao
Classitempo anuncie grátis

Vacinação contra sarampo é intensificado em Manaus

Ação é motivada por surto da doença no nordeste - foto: Arquivo Em Tempo/Giovanna Consentini
 
Após um surte de sarampo no Nordeste do país, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nesta segunda-feira (3), a intensificação das ações de imunização contra a doença em Manaus.

O objetivo é evitar que o sarampo chegue à capital amazonense, já que não são registrados casos há 14 anos.

A vacina está disponível em todas as 213 unidades de saúde da rede municipal, e a ação pretende proteger contra o sarampo as pessoas que não têm o esquema completo de vacinação da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), com público alvo nas crianças com idade a partir de 12 meses até 10 anos, adolescentes de 11 a 19 anos, e adultos (mulheres até 49 anos e homens até 39 anos.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, podendo se propagar rapidamente em ambientes fechados como escola e locais de trabalho. É ocasionada por vírus e transmitida de pessoa para pessoa por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas ao tossir, espirrar e falar. Considerado uma doença potencialmente grave, pode acarretar sequelas como cegueira e surdez. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

A vacina está disponível nas Unidades de Saúde que funcionam no horário das 8h às 17h, e nas 10 Unidades de Saúde com horário ampliado, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 8h às 13h. A recomendação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima para a aplicação da vacina, apresentando, se houver, o cartão de vacina.

Pesquisar no site

Rádio EM TEMPO

Videorreportagem Agora

Entrevistas

Facebook

Charge do dia

charge-do-dia-19-de-abril-de-2014

publicidade

julio sumiu
Our website is protected by DMC Firewall!